Escolas estaduais do Norte e Noroeste são as mais afetadas pelas chuvas
26/03/2024 10:35 - Atualizado em 26/03/2024 11:26
Colégio estadual de BJI foi atingido
Colégio estadual de BJI foi atingido / Foto: Divulgação
Para acompanhar de perto os impactos causados pela chuva, a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ao lado da primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, e do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, foram ao município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, para traçar estratégias que visam reconstruir as unidades escolares e toda a cidade.

Durante a manhã desta segunda-feira (25), a secretária de Educação, Roberta Barreto, esteve no Colégio Estadual Alcinda Lopes Pereira Pinto. A escola teve suas dependências invadidas pela água. Roberta Barreto foi à unidade definir estratégias que possam fazer com que a escola volte à normalidade o mais rápido possível.
Secretária de Educação acompanhou a situação
Secretária de Educação acompanhou a situação / Foto: Divulgação


– Estamos aqui com a equipe do Colégio Estadual Alcinda Lopes Pereira Pinto, em Bom Jesus do Itabapoana, para recuperar a escola após a forte chuva. O governador Cláudio Castro determinou que esta unidade seja uma escola de referência no estado. E a Seeduc-RJ não vai medir esforços para reconstruir este ambiente escolar para a comunidade. A partir de hoje, é nosso dever e missão entregar uma escola digna – disse a secretária.

Após a visita à escola, que precisará passar por reparos, a secretária e a primeira-dama se reuniram com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, a secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, equipes do RioSolidario, representantes do Corpo de Bombeiros e outras autoridades na prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana para discutirem as medidas necessárias para apoiar a população.

- Estamos empenhados para unir forças com os demais grupos do governo neste momento em que tantas famílias precisam de apoio para recomeçar – disse a presidente de honra do RioSolidário Analine Castro.
Salas de escolas foram inundadas
Salas de escolas foram inundadas / Foto: Divulgação


Nesta terça-feira (26), três escolas precisarão ter as aulas suspensas por causa das fortes chuvas que atingiram o estado. A medida foi tomada para garantir a segurança de alunos e servidores nas regiões mais afetadas e buscar o restabelecimento das atividades pedagógicas. Nas demais unidades escolares da rede estadual, a Seeduc-RJ está seguindo as orientações oficiais de cada município em relação à suspensão ou não das aulas.


Atendimento às vítimas
Desde sábado (23), o Comitê de Chuvas do Governo do Estado está realizando diversas ações para acolher essas famílias, como abertura de unidades escolares para servir de pontos de apoio para a população, distribuição de refeições e doações de roupas e de alimentos não perecíveis.

Dez unidades chegaram a ser mobilizadas em seis municípios – Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna. Quatro delas permanecem abertas. São elas: o C.E. Governador Roberto Silveira, em Bom Jesus do Itabapoana; C.E. Senador Sá Tinoco, em Itaperuna; e o Ciep 479 - Dr. Mario Simão Assaf, em Cachoeiras de Macacu. Em Petrópolis, o Colégio Estadual Princesa Isabel, localizado no bairro de Quitandinha, auxilia preparando e doando quentinhas para os moradores que estão abrigados nas igrejas da cidade. Todas as 1.232 escolas seguem de prontidão para serem usadas como pontos de apoio a qualquer momento.
Fonte: Ascom Governo do RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS