Prefeito Wladimir faz reivindicações à ANTT para repactuação da concessão da BR 101
O prefeito Wladimir Garotinho encaminhou um ofício para o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, no qual faz reivindicações em razão da decisão do Governo Federal em promover a repactuação de concessão da BR 101. A rodovia tem, nesse trecho concedido, cerca de 300 quilômetros, dos quais 124 quilômetros situam-se no município de Campos e, desses, cerca de 30 quilômetros passam pela área urbana.
“Apresentamos algumas reivindicações que julgamos de primordial importância, não só para maior fluidez do tráfego na rodovia, mas também, e principalmente, amenizar os impactos na rotina de nossa cidade. O município de Campos, além de sua grande extensão territorial, apresenta uma população superior a 500 mil habitantes, majoritariamente habitando na área central”, disse o prefeito no ofício encaminhado ao ANTT.
Ainda de acordo com Wladimir, desde a década de 70, o então DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) estudou alternativas de um contorno, que até hoje não foram concretizadas. “Para amenizar essa situação, estamos pleiteando medidas que necessitam ser promovidas pela administração federal com intuito de diminuir esses impactos, até que seja implantada uma solução definitiva, que seria o novo contorno de Campos, cuja conclusão certamente levará muitos anos”.
Dentre as reivindicações está a inclusão, no novo contrato, a duplicação do trecho urbano da rodovia entre a Avenida Estilac Leal, em Guarus, e a Rua Espírito Santo, correspondendo a dois quilômetros de extensão, eliminando a antiga situação caótica do trânsito em sentido duplo na ponte federal General Dutra, que causa grandes atrasos e riscos aos usuários. Também é um pleito do prefeito Wladimir a duplicação das faixas de rolamento em um trecho de 1.200 metros, entre o km 64,1 (Rua Rocha Leão) e km 65,3 (acesso ao Shopping Boulevard) e entre o km 67 e o km 68 (futura interseção com Avenida Nossa Senhora do Carmo, em vias de implantação pela Prefeitura), bem como a duplicação das faixas de rolamento no trecho entre o novo acesso à Ponte Alair Ferreira e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Ainda no ofício constam a ampliação da capacidade de tráfego entre o km 68 (antigo trevo do Índio) e o km 85 (Ibitioca – início da pista dupla) para dar maior segurança e fluidez no acesso em direção ao Rio de Janeiro; implantação de vias marginais no trecho entre os km 65,6 (Condomínio Recanto das Palmeiras) e 66,5 (antigo trevo do Índio), de modo a segregar o trânsito urbano do rodoviário, resultando em maior fluidez; implantação de ciclovia entre Campos e Ururaí, com construção de passarela para pedestres e ciclistas sobre o canal Cacomanga (km 71,4), visando garantir segurança ao trânsito de moradores e desportistas; implantação de dispositivo para melhoria na interseção da BR 101 com a RJ 208 no km 71 (Tapera); implantação de passarelas para pedestres nas proximidades dos seguintes locais: Morro do Coco (km 19,2), Travessão I (km 47), Travessão II (km 48), Parque Canaã (km 52), Parque Santos Dumont (km 55), Parques Codin/Eldorado (km 58,9), Recanto das Palmeiras/Comunidade da Linha (km 65,8), Tapera (km 71), Ururaí (km 74,5) e Ibitioca (km 83,9).
“Apresentamos algumas reivindicações que julgamos de primordial importância, não só para maior fluidez do tráfego na rodovia, mas também, e principalmente, amenizar os impactos na rotina de nossa cidade. O município de Campos, além de sua grande extensão territorial, apresenta uma população superior a 500 mil habitantes, majoritariamente habitando na área central”, disse o prefeito no ofício encaminhado ao ANTT.
Ainda de acordo com Wladimir, desde a década de 70, o então DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) estudou alternativas de um contorno, que até hoje não foram concretizadas. “Para amenizar essa situação, estamos pleiteando medidas que necessitam ser promovidas pela administração federal com intuito de diminuir esses impactos, até que seja implantada uma solução definitiva, que seria o novo contorno de Campos, cuja conclusão certamente levará muitos anos”.
Dentre as reivindicações está a inclusão, no novo contrato, a duplicação do trecho urbano da rodovia entre a Avenida Estilac Leal, em Guarus, e a Rua Espírito Santo, correspondendo a dois quilômetros de extensão, eliminando a antiga situação caótica do trânsito em sentido duplo na ponte federal General Dutra, que causa grandes atrasos e riscos aos usuários. Também é um pleito do prefeito Wladimir a duplicação das faixas de rolamento em um trecho de 1.200 metros, entre o km 64,1 (Rua Rocha Leão) e km 65,3 (acesso ao Shopping Boulevard) e entre o km 67 e o km 68 (futura interseção com Avenida Nossa Senhora do Carmo, em vias de implantação pela Prefeitura), bem como a duplicação das faixas de rolamento no trecho entre o novo acesso à Ponte Alair Ferreira e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Ainda no ofício constam a ampliação da capacidade de tráfego entre o km 68 (antigo trevo do Índio) e o km 85 (Ibitioca – início da pista dupla) para dar maior segurança e fluidez no acesso em direção ao Rio de Janeiro; implantação de vias marginais no trecho entre os km 65,6 (Condomínio Recanto das Palmeiras) e 66,5 (antigo trevo do Índio), de modo a segregar o trânsito urbano do rodoviário, resultando em maior fluidez; implantação de ciclovia entre Campos e Ururaí, com construção de passarela para pedestres e ciclistas sobre o canal Cacomanga (km 71,4), visando garantir segurança ao trânsito de moradores e desportistas; implantação de dispositivo para melhoria na interseção da BR 101 com a RJ 208 no km 71 (Tapera); implantação de passarelas para pedestres nas proximidades dos seguintes locais: Morro do Coco (km 19,2), Travessão I (km 47), Travessão II (km 48), Parque Canaã (km 52), Parque Santos Dumont (km 55), Parques Codin/Eldorado (km 58,9), Recanto das Palmeiras/Comunidade da Linha (km 65,8), Tapera (km 71), Ururaí (km 74,5) e Ibitioca (km 83,9).
Fonte: Prefeitura de Campos