Acessos para a Ponte da Integração estão previstos para junho de 2024
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
Mesmo com previsão de entrega para março deste ano, a Ponte da Integração, que ligará os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, segue com obras inacabadas, do lado de SFI. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a previsão conclusão dos acessos à Ponte da Integração está prevista para junho de 2024.
A equipe de reportagem esteve no local, porém os responsáveis pela obra estavam do lado de SJB. Funcionários, que preferiram não se identificar, informaram que no momento, o lado da ponte, em SFI, passa por terraplanagem, onde está sendo feito a parte da descida da ponte.
Além disso, ainda de acordo com os funcionários, a ponte da integração está passando pela colocação do 34 vão.
Para os motoristas que trafegam pelo local, a ponte da integração será de grande ajuda, mas é necessário que haja melhorias também no entorno, como destacou o autônomo de 36 anos, Thiago de Jesus Rodrigues.
— Essa estrada, desde a antiga Usina São João até aqui necessita de tudo, partindo do básico, que é asfalto e iluminação. Achei que com a ponte, eles iriam cuidar do entorno, mas segue perigoso, não há mudança e pelo visto, nem início de nada — disse o motorista.
A equipe de reportagem esteve no local, porém os responsáveis pela obra estavam do lado de SJB. Funcionários, que preferiram não se identificar, informaram que no momento, o lado da ponte, em SFI, passa por terraplanagem, onde está sendo feito a parte da descida da ponte.
Além disso, ainda de acordo com os funcionários, a ponte da integração está passando pela colocação do 34 vão.
Para os motoristas que trafegam pelo local, a ponte da integração será de grande ajuda, mas é necessário que haja melhorias também no entorno, como destacou o autônomo de 36 anos, Thiago de Jesus Rodrigues.
— Essa estrada, desde a antiga Usina São João até aqui necessita de tudo, partindo do básico, que é asfalto e iluminação. Achei que com a ponte, eles iriam cuidar do entorno, mas segue perigoso, não há mudança e pelo visto, nem início de nada — disse o motorista.
Os amigos Antônio Campos, arquiteto de 40 anos e Adryan Rodrigues, vendedor de 43 anos, aguardam a entrega das obras e também reclama do entorno da ponte.
— Falta iluminação, o mato está alto, limpeza precária, pois no trajeto é visível o acumulo de entulhos, a estrada de terra, enfim, achei que com a construção da ponte, todo o entorno receberia melhorias, mas nada foi feito — disse Antônio.
Adryan destacou que a ponte é uma boa alternativa para os motoristas, porém acredita que ela não será entregue no prazo passado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
— É nítido que falta coisa, eles devem parar no carnaval, isso já interfere em uma semana de serviço. Essa ponte ajudará muito, mas não acredito que será entregue no prazo que eles deram. É aguardar mesmo e torcer por melhorias para todos — comentou.
Por meio de nota, o DER informou que realiza a terraplanagem no acesso de São Francisco de Itabapoana para, em seguida, fazer a aplicação do asfalto.
“No acesso de São João da Barra, já são feitos os serviços de asfaltamento. A conclusão dos acessos à Ponte da Integração está prevista para junho de 2024”, disse o DER.
A Folha então questionou sobre a entrega da Ponte da Integração estar prevista para março, uma vez que seus acessos estão previstos para junho. Também por meio de nota, o DER informou que existe essa divergência por ser tratar de contratos distintos.
“Os prazos da conclusão da ponte e da conclusão dos acessos são distintos porque trata-se de dois contratos. Existe um contrato para execução da obra da estrutura física da ponte e outro contrato diferente desse, que é só para a construção dos acessos. Por isso, a previsão acaba sendo diferente. A construção da estrutura da ponte termina em março deste ano e dos acessos tanto em São Francisco de Itabapoana quanto em São João da Barra terminam em junho. A única divergência que existe nos prazos é justamente por essa questão de serem divididos em dois contratos. A obra não está sendo executada tudo em um contrato só, os acessos e a estrutura. Ela acabou sendo dividida em dois. Então a estrutura contempla um contrato e os acessos nos dois lados, nos dois municípios, contemplam outro contrato”, informou o DER.
A construção da ponte foi inicialmente orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho deste ano.
Um dos prazos recentes para a conclusão da obra na ponte acabou não sendo cumprido. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio”, ressaltando o quanto “já briguei por essa ponte não está no gibi”.
De acordo com o projeto, a Ponte da Integração tem 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.
Espera de 40 anos
— Falta iluminação, o mato está alto, limpeza precária, pois no trajeto é visível o acumulo de entulhos, a estrada de terra, enfim, achei que com a construção da ponte, todo o entorno receberia melhorias, mas nada foi feito — disse Antônio.
Adryan destacou que a ponte é uma boa alternativa para os motoristas, porém acredita que ela não será entregue no prazo passado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).
— É nítido que falta coisa, eles devem parar no carnaval, isso já interfere em uma semana de serviço. Essa ponte ajudará muito, mas não acredito que será entregue no prazo que eles deram. É aguardar mesmo e torcer por melhorias para todos — comentou.
Por meio de nota, o DER informou que realiza a terraplanagem no acesso de São Francisco de Itabapoana para, em seguida, fazer a aplicação do asfalto.
“No acesso de São João da Barra, já são feitos os serviços de asfaltamento. A conclusão dos acessos à Ponte da Integração está prevista para junho de 2024”, disse o DER.
A Folha então questionou sobre a entrega da Ponte da Integração estar prevista para março, uma vez que seus acessos estão previstos para junho. Também por meio de nota, o DER informou que existe essa divergência por ser tratar de contratos distintos.
“Os prazos da conclusão da ponte e da conclusão dos acessos são distintos porque trata-se de dois contratos. Existe um contrato para execução da obra da estrutura física da ponte e outro contrato diferente desse, que é só para a construção dos acessos. Por isso, a previsão acaba sendo diferente. A construção da estrutura da ponte termina em março deste ano e dos acessos tanto em São Francisco de Itabapoana quanto em São João da Barra terminam em junho. A única divergência que existe nos prazos é justamente por essa questão de serem divididos em dois contratos. A obra não está sendo executada tudo em um contrato só, os acessos e a estrutura. Ela acabou sendo dividida em dois. Então a estrutura contempla um contrato e os acessos nos dois lados, nos dois municípios, contemplam outro contrato”, informou o DER.
A construção da ponte foi inicialmente orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho deste ano.
Um dos prazos recentes para a conclusão da obra na ponte acabou não sendo cumprido. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio”, ressaltando o quanto “já briguei por essa ponte não está no gibi”.
De acordo com o projeto, a Ponte da Integração tem 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.
Espera de 40 anos
Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
Em 2021, o governador Cláudio Castro afirmou que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início de 2022 a movimentação no canteiro voltou a acontecer.
Em 2021, o governador Cláudio Castro afirmou que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início de 2022 a movimentação no canteiro voltou a acontecer.
Histórico de atrasos
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.