Nove são detidos após fuga em carro blindado na saída de baile funk no Aldeia
Rodrigo Gonçalves 25/12/2023 14:00 - Atualizado em 25/12/2023 17:51
Divulação
Um grupo de nove suspeitos foi detido após sair de um baile funk no Parque Aldeia, em Campos, e tentar fugir da Polícia Militar na manhã desta segunda de Natal. Todos dentro de um Honda Civic preto, blindado, que foi perseguido na BR 356 e parado próximo à Lagoa do Vigário, em Guarus. Uma viatura da PM sofreu avaria no para-choque dianteiro e em um dos faróis após bater no Honda, que é conhecido, segundo os militares, por ser usado por traficantes do Parque Prazeres. Uma pistola foi apreendida e celulares foram recolhidos para averiguação.
Segundo consta no registro inicial feito pela Polícia Militar, foi dada ordem de parada ao motorista, que não acatou, iniciando fuga em alta velocidade em direção à beira rio. Ainda de acordo dos policiais, uma pistola sem munições foi jogada para fora do carro.

Após a viatura da PM abalroar no carro com os suspeitos, houve a interceptação com todos os nove suspeitos sendo colocados deitados no chão com as mãos para atrás.

Um deles assumiu, conforme traz o registro, a propriedade da arma dispensada na fuga. Também foi constado que o motorista do veículo estava alcoolizado. Ele teria contato que havia bebido sete latões de cerveja. Contra os demais não foi constato nada em flagrante e foram liberados.

O caso foi encaminhado a 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus. O delegado Carlos Augusto Guimarães informou que um adolescente ficou apreendido por porte ilegal de arma de fogo e o motorista foi preso por embriaguez ao volante. 
Reprodução
Professores e pedagogos da rede municipal de ensino têm mais essa semana para apresentarem os certificados de capacitações autorizadas previamente ou em parceria com instituições de educação, visando obterem o adicional de 3% referentes à capacitação pedagógica. Podem solicitar o benefício os profissionais que completaram as 120 horas de cursos de atualização no decorrer do último triênio.

Os documentos deverão ser apresentados de forma presencial até sexta-feira (29), ao setor de Certificação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, que funciona na sede da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), situada à Avenida Alberto Torres, 174, Centro. Quem preferir, também poderá encaminhar para os e-mails [email protected] ou [email protected] até 31 de dezembro.


Anualmente, a Secretaria abre o prazo para que os profissionais façam o requerimento da gratificação. No entanto, os certificados precisam ser apresentados dentro do prazo estipulado. Neste ano, o período de assinatura foi de 20 de setembro a 20 de outubro, com uma repescagem realizada neste mês de dezembro.

Servidora do Setor de Certificação, Aparecida Pedra informou que, no próximo ano, não serão aceitos certificados de cursos autorizados ou em parceria com a Seduct, no momento da assinatura do adicional. Por essa razão, a entrega dos documentos deve ser feita de forma antecipada, para conferência e avaliação do setor.

“O servidor que tiver algum certificado com carga horária de curso que tenha sido feito até dezembro de 2023, que esteja entre os previamente autorizados pela Seduct, e que ainda não tenha sido anexado à sua matrícula, apresente-o ao setor de certificação antes do período previsto para a assinatura”, reforçou Aparecida.

O benefício havia sido suspenso em virtude da pandemia da Covid-19 e foi retomado no ano passado, conforme rege o Art.64, parágrafos 2º e 3º da Lei 8.133/2009, como lembrou o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

“Esta é mais uma ação de valorização dos profissionais da educação, que está sendo realizada na gestão do prefeito Wladimir Garotinho. Além dessa, há outras ações de resgaste dos direitos dos profissionais. Elas se integram ao novo momento da educação municipal, na busca pela qualidade do ensino, em um processo crescente e planejado”, destacou Marcelo.

LEI - A Lei 8.133/2009 dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública Municipal de Campos dos Goytacazes, estabelecendo normas de enquadramento, tabela de vencimentos, entre outras. “Aos servidores do Quadro de Magistério que, no decorrer de 3 anos, somarem 120 (cento e vinte) horas de participação em Cursos de Atualização, Seminários promovidos ou previamente autorizados pela Secretaria Municipal de Educação, dentro da sua área de atuação será concedido o adicional de 3% (três por cento) sobre o vencimento-base, limitado ao máximo de 15 por cento”, diz o parágrafo 2º do Art. 64 da lei.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS