Campos tem vasta programação para o Dia Mundial de Luta contra à Aids e o Dezembro Vermelho deste ano
Ingrid Silva (estagiária) - Atualizado em 02/12/2023 08:32
Fachada da casa de apoio Irmãos da Solidariedade no Dia Mundial de Luta contra à Aids
Fachada da casa de apoio Irmãos da Solidariedade no Dia Mundial de Luta contra à Aids / Genilson Pessanha
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi lembrado na sexta-feira, dia 1º de dezembro. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde em 1988, momento em que completava cinco anos depois da descoberta do vírus causador da doença (HIV – vírus da imunodeficiência humana). Com mais de um milhão de pessoas no Brasil que convivem com o vírus, o município de Campos tem uma programação vasta para o ano de 2023 para ajudar no combate e a trazer cada vez mais visibilidade para um tema tão importante quanto esse.

Além do dia instituído, existe a campanha “Dezembro Vermelho” para, também, conscientizar a população sobre a doença. O Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com uma programação pela campanha, que foi iniciada na última quarta-feira (29) e seguirá até dia 21 de dezembro, contando com palestras, rodas de conversas, mutirão de testagem, visitas técnicas, capacitações de testes rápidos, entre outras.

Além dos testes rápidos, nesta sexta-feira (1º) teve enfermeiro coordenador do Programa Municipal DST/Aids em roda de conversa para falar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com uma equipe multiprofissional. O dia também ficou marcado pela panfletagem no restaurante da Uenf e distribuição de kits de prevenção. Já na próxima quinta-feira (7), os convidados serão a equipe do Hospital Ferreira Machado, laboratório do Hospital Geral de Guarus e a Casa de Apoio Irmãos da solidariedade, às 17h, no Espaço Saúde do CDIP.

No dia 8, sexta-feira, terá um mutirão de testagem com equipe multiprofissional às 8h, na sede do CDIP. Às 10h, acontecerá uma palestra sobre as ISTs com a enfermeira Solange Chagas, na Construtora Metropolitana. Já às 16h, será realizada, na sede do CDIP, uma visita técnica avançada com infectologista e enfermeira.

No dia 11 de dezembro acontecerá, às 14h, uma roda de conversa sobre o enfrentamento do HIV e da Aids, assim como o panorama do município de Campos. A conversa será com a assistente social Hélia Vargas, no Instituto Federal Fluminense de Guarus. Já no dia seguinte, 12, terá outra palestra sobre ISTs às 10h, agora no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Campos, também com a enfermeira Solange Chagas.

Às 14h do dia 13 de dezembro, a assistente social Hélia voltará com mais uma palestra sobre ISTs, agora no Cras do Jockey Club. O Natal das crianças do CDIP acontecerá na sede do centro Às 16h do dia 14. Ainda sem horário, será realizada uma ação de prevenção no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CTPM) com equipe técnica do local, ainda no dia 14. No dia 19, mais uma palestra sobre ISTs às 10h no Cense de Campos. No mesmo dia, às 14h, acontecerá uma “Jornada Formativa no Atendimento das Pessoas LGBTQIA+”, com a advogada Shana Ribeiro Caixão, na sede do CDIP.

Para finalizar, nos dias 20 e 21 de dezembro, acontecerá, na sede do CDIP, uma capacitação teórica para realização de teste rápido para profissionais do município de Campos, com o enfermeiro Rodrigo Azevedo e o assistente social Leonardo Marques. Já no último dia, às 18h, acontecerá uma ação compartilhada entre Consultório na Rua e CDIP com oferta de preservativo e orientações quanto à prevenção de doenças infectocontagiosas em pontos estratégicos da cidade. Os profissionais responsáveis por essa ação serão a assistente social Constância Prestes e a psicóloga Fernanda Chagas.


A Associação Irmãos da Solidariedade, primeira e única casa de apoio do interior do Estado, repete uma ação que desenvolve há 35 anos, que é chamar a atenção da população para a proliferação do vírus HIV e, especialmente, para os problemas que cercam um paciente, como o preconceito. Aberta todos os dias, a casa estará de portas abertas para estabelecer essa comunicação e promover trocas de informações, assim como a panfletagem em frente a instituição sobre a pauta.

— É preciso que as pessoas se conscientizem que a Aids não é coisa do passado, pelo contrário. Prova disso são os números do Ministério da Saúde e dos órgãos municipais de Campos e de diversas cidades. E atrelado a essa desinformação, temos ainda a falta de financiamento para as entidades do país que trabalham a questão (a maioria delas fechando ou já fechadas), a fome que também é uma agravante para quem é paciente, sem falar no preconceito que não acaba nunca (...) Todos que fazem sexo sem preservativos podem estar correndo risco, isso, desde quando a Aids surgiu (1981). Todos nós estamos no mesmo barco quando temos vida sexual ativa — explica a presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro.

Outra instituição que também promove ação voltada para o assunto é a Uenf que, desde o início de 2023, vem realizando de forma permanente, na própria universidade, o Teste Rápido de Diagnóstico (TRD), para HIV, Sifilis, Hepatite B e C para toda a população de Campos. O Programa IST/Aids, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campos, realiza os testes mediante a agendamento no Serviço Social da UENF, que fica no térreo do Prédio da Reitoria. Os exames são realizados nas terças-feiras, das 14h às 18h, com resultados de 20 a 30 minutos. Para o agendamento, é necessário levar um documento com foto. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS