Entrega das obras da Ponte da Integração adiada para março de 2024
Acessos à Ponte
Já está sendo executada a construção dos acessos pelos municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro deste ano. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho.
Cláudio Castro disse que “cabeças iriam rolar” caso a Ponte não fosse entregue até o final de maio de 2023
A mudança de prazo para a conclusão da obra não acontece pela primeira vez. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio”, ressaltando ainda que “já briguei por essa ponte não está no gibi”.
Espera de 40 anos
Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
O Governo Estadual alterou mais uma vez a entrega das obras da Ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), a nova previsão de conclusão da Ponte será em março de 2024. Em outubro deste ano, a pasta tinha informado que as obras seriam entregues em dezembro de 2023.
Ainda segundo o DER-RJ, 34 vãos previstos na construção da Ponte da Integração, mas 32 já foram concluídos. A superestrutura é composta pelas vigas e lajes entre os pilares, consolidando um vão. Mais de 90% da obra, que recebeu R$ 136 milhões de investimento, já foram executados. De acordo com o projeto, a Ponte da Integração tem 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.
Acessos à Ponte
Já está sendo executada a construção dos acessos pelos municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro deste ano. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho.
Cláudio Castro disse que “cabeças iriam rolar” caso a Ponte não fosse entregue até o final de maio de 2023
A mudança de prazo para a conclusão da obra não acontece pela primeira vez. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio”, ressaltando ainda que “já briguei por essa ponte não está no gibi”.
Espera de 40 anos
Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
Histórico de atrasos
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.