Projeto da FMC leva promoção de saúde às comunidades quilombolas
Projeto da FMC tem participação dos alunos
Projeto da FMC tem participação dos alunos / Foto: Divulgação
A Faculdade de Medicina de Campos apresentou nesta quinta-feira (16) os resultados alcançados pelo Projeto de Curricularização, denominado “FMC nos Quilombos”. O objetivo desse projeto foi desenvolver uma série de ações voltadas para a prevenção, promoção e recuperação integral e contínua da saúde da população quilombola, acampamentos e assentamentos, visando aprimorar a qualidade de vida e garantir o acesso dessas comunidades aos serviços de saúde.
Durante o evento, realizado no anfiteatro da FMC, foram exibidos vídeos das atividades realizadas nas comunidades e estudantes que participaram do projeto, apresentaram poesias, músicas e falaram de suas experiências durante o projeto.
Para realização do projeto, a FMC teve a parceria com o Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas – PAAQ, da Prefeitura de Campos, que colaborou para a aplicação das atividades, que consistiram em visitas às comunidades. Durante as ações, foram realizadas palestras, bate-papos, apresentações teatrais e exibição de filmes educativos.
As comunidades quilombolas envolvidas nesta etapa do projeto foram: Aleluia, Batatal, Cambucá, Conceição do Imbé, Sossego e Lagoa Feia. Além disso, foi feita uma visita ao assentamento Antônio de Farias, na comunidade de Pernambuca. Nessas localidades, identificaram-se as doenças crônicas mais prevalentes, que incluem hipertensão arterial, diabetes mellitus (tipo II), anemia falciforme e lúpus.
A Professora Andreya Moreira de Souza Soares Machado, coordenadora do projeto, ressaltou a importância dessas atividades tanto para as comunidades, quanto para os estudantes.
“Essa experiência trouxe benefícios sociais significativos na área da saúde, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida desses grupos excluídos, além de garantir um acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde, incluindo-os como cidadãos. Para os estudantes, essa experiência proporcionou um enriquecimento na prática do exercício da medicina e buscou com profundidade, tornar a todos nós, seres humanos melhores”, explicou. 
A Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina da FMC, Professora Eliane Casimiro, afirmou que o sucesso desta atividade, demonstra que a instituição conseguiu se antecipar às exigências do Ministério da Educação – MEC – em relação à implantação da curricularização da extensão nos Cursos de Graduação em Medicina. Ela parabenizou a todos os envolvidos pela dedicação ao projeto.
“Fiquei muito feliz em perceber nas apresentações o quanto foram valorizadas questões como humanização e cidadania. Essas comunidades necessitam de iniciativas como esta e, por isso mesmo, incentivaremos a realização de outras atividades para que possamos atender a um número ainda maior de pessoas", disse.
Fonte: Ascom FMC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS