A situação das Pessoas com Deficiência em Campos será tema da 1ª Conferência do Conselho Municipal
- Atualizado em 24/10/2023 15:58
1ª Conferência Municipal sobre os direitos das Pessoas com Deficiência
1ª Conferência Municipal sobre os direitos das Pessoas com Deficiência / Divulgação
A 1ª Conferência Municipal sobre os direitos das Pessoas com Deficiência acontecerá nesta quinta (26), das 8h às 17h, no prédio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), na avenida 28 de Março, em Campos. Diversos assuntos serão abordados, como por exemplo apresentar as estratégicas para manter o controle social assegurando a participação da pessoa com deficiência, garantir o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada, financiamento da promoção do direito, cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.

A programação será iniciada com o palestrante Gustavo Póvoa, que vai abrir a Conferência com um depoimento "Meu nome é superação". Depois, será a vez do promotor de Justiça, Luiz Cláudio Almeida, que está a frente da Promotoria de Justiça de Proteção ao idoso e à pessoa com deficiência. Ele  falará sobre o cenário atual e futura na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Em seguida, a assistente social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eliana Feres, falará sobre as estratégias para manter e aprimorar o controle social. Já a psicóloga Mineia Negrão vai destacar a importância de garantir o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas.
O financiamento da promoção de direito da pessoa com deficiência será abordado pela gerente de Orçamento, Finanças e Controle, Helia Márcia Cruz. A arquiteta e urbanista Lídia Martins falará da cidadania e acessibilidade. Já a representante do Conselho Estadual, Cintia Figueira, vai destacar os desafios para a Comunicação Universal.

Na parte da tarde, os trabalhos vão continuar com discussão dos eixos e retirada das propostas, que serão encaminhas para a Conferência Estadual e posteriormente para a Federal. "O objetivo é criar Projetos de Leis que garantam os direitos das pessoas com deficiência. Antes do encerramento acontecerá a votação e escolha dos delegados. Para encerrar os trabalhos da 1° Conferência, os membros da banda da Apae vão se apresentar", explicou uma das organizadoras da conferência, a pedagoga do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência (Comde), Beatriz Siqueira.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS