Casamento homoafetivo na pauta do Folha no Ar desta sexta
Rodrigo Gonçalves 13/10/2023 08:41 - Atualizado em 13/10/2023 08:42
O Folha no Ar desta sexta-feira (13) aborda a aprovação na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, de um projeto que tem o objetivo de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A votação, na última terça, teve resultado de 12 votos a 5 e o texto segue para as comissões de Direitos Humanos e de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE), apresentou o parecer final, mantendo redação que proíbe o casamento homoafetivo. Contudo, o texto provocou reação de parlamentares governistas e protestos dos presentes à sessão.
O assunto logo causou reações também fora da Câmara do Deputados. Em Campos, a Frente LGBTQIAPN+ do Norte Fluminense divulgou uma nota de repúdio sobre a influência de forças fundamentalistas na perseguição de direitos e vetos de políticas públicas da comunidade. O mesmo fez a representação local do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negros e Negras (Fonatrans).
Para tratar sobre esse e outros assuntos, o programa da Folha FM 98,3 recebe o coordenador do Fonatrans Campos e advogado antiproibicionista, Rudá Ramos, e o professor de história e ativista integrante da Frente LGBTQIAPN+ do Norte Fluminense, Rafael França.
Os dois ressaltam algumas lutas da comunidade, que, desde janeiro deste ano, quando o poder público municipal anunciou a implantação de um Ambulatório Multidisciplinar de Atendimento à População LGBTQIAPN+, vem recebendo, segundo os representantes, ataques "tanto nas redes sociais quanto na Câmara legislativa". Até o momento o ambulatório não saiu do papel.
Confira a entrevista:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS