Folha no Ar pauta nova reitora na Uenf, mulheres na política e FDP
A semana do Folha no Ar chegou ao fim recebendo a coordenadora do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, a historiadora Rafaela Machado.
Entre os assuntos abordados esteve a expectativa da coordenadora em relação à recuperação do Solar do Colégio, onde funciona o Arquivo Municipal, a partir da eleição da nova reitoria da Uenf, que, pela primeira vez em 30 anos, elegeu uma mulher, a professora Rosana Rodrigues. O pleito da universidade aconteceu em meio à polêmica do atraso na reforma do Solar, que tem R$ 20 milhões liberados pela Alerj à Uenf desde outubro de 2021. Os candidatos fizeram visitas ao Arquivo e agora Rafaela vai falar sobre o que espera das promessas feitas, além de avaliar o fato de uma mulher chegar ao posto mais alto da instituição.
E por falar na ocupação de cargos pela força feminina, a historiadora também analisou as movimentações na Câmara Federal para tentar garantir nas próximas eleições uma cota de cadeiras para mulheres nos Legislativos, sendo o mais cogitado, até o momento, o percentual de 15% em 2024 e o de 20% em 2026. Vale lembrar que Campos não tem uma vereadora sequer entre as 25 vagas da Câmara Municipal.
Para fechar a entrevista, Rafaela falou sobre o Festival Doces Palavras (FDP!), que começa nesta sexta. A historiadora estará participando de, pelo menos, duas mesas, sendo uma às 17h de sábado sobre o “Centenário de Waldir Pinto de Carvalho”, e outra intitulada de “Saideira no Gato Preto”, que será no domingo (24), às 20h.
Confira a entrevista: