O Instituto Federal Fluminense (IFF) convida toda a comunidade para as inaugurações do Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard e do Centro Administrativo Nilo Peçanha, que serão no dia 18 de agosto, às 11h e às 14h, respectivamente.
O Centro de Referência está funcionando na avenida Arthur Bernardes, em Campos, com uma área total construída de 337,21m2. Desde o início de agosto, foram transferidas para o local a Diretoria do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação e a Diretoria de Comunicação.
— O Centro de Referência José Luiz Sanguedo Boynard constitui-se num espaço para o desenvolvimento de planos, programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, cujas ações integradas auxiliam na promoção e permanência da qualidade nos processos educativos. Seu papel é ampliar os diálogos necessários à educação com vistas ao fortalecimento e ampliação das ações relacionadas com a educação a distância, apoiar a formação continuada dos docentes e apoiar a utilização de tecnologias educacionais — ressalta Breno Fabrício Terra Azevedo, diretor do Centro.
O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca que a inauguração do Centro de Referência (Cref) atende a mais um compromisso com a comunidade. “Agora teremos o nosso centro de tecnologia aplicada, a pensar metodologias novas de educação, a educação híbrida, a distância, ser um espaço de pesquisa e de produção de conhecimento e de oferta de cursos”, disse.
Ao mesmo tempo, a inauguração do Centro Administrativo Nilo Peçanha, onde já funciona a Reitoria, vem, segundo Jefferson, constituir o espaço definitivo da Reitoria na área de Guarus, uma das regiões mais fragilizadas do município. “Deixando evidente que este Centro Administrativo Nilo Peçanha, situado em um local com tantas fragilidades sociais, é o locus em que a Educação Profissional e Tecnológica tem um sentido maior de pertinência na formação das trabalhadoras e dos trabalhadores do nosso território fluminense”, acrescenta Jefferson.
Homenagem — O Centro Administrativo Nilo Peçanha, sede da Reitoria, recebe esse nome em homenagem ao ex-presidente do Brasil, criador das Escolas de Aprendizes e Artífices que, em suas transformações e ampliações ao longo do tempo, deram origem ao que hoje se conhece como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Já o nome do Centro de Referência vem homenagear o servidor do IFF, docente da área de Construção Civil, José Luiz Sanguedo Boynard, falecido em 2020. “A atribuição do nome José Luiz Sanguedo Boynard é uma deferência à história de alguém que se comprometeu profundamente na gestão, na modelagem e no pensar esta instituição, especialmente nos últimos 10 anos, mas, com certeza, ao longo de uma vida, de uma carreira de educador”, ressalta Jefferson.