Bebê de 28 dias arremessada contra parede pela mãe tem piora no estado de saúde e segue internada no HFM
25/04/2023 10:21 - Atualizado em 25/04/2023 18:15
Hospital Ferreira Machado (HFM)
Hospital Ferreira Machado (HFM) / Folha da Manhã/Arquivo
A bebê de 28 dias que foi arremessada contra a parede pela própria mãe, na casa onde moram, na Tapera, em Campos, teve uma piora em seu estado de saúde. Ela está internada na UTI pediátrica do Hospital Ferreira Machado, que informou na tarde desta terça-feira (25), que ela precisou ser entubada e sedada. Segundo a assessoria de imprensa da unidade hospitalar, a recém-nascida teve traumatismo craniano e seu estado de saúde que era considerado estável, foi classificado como grave. 
A mãe da criança, de 25 anos, foi presa no final da tarde dessa segunda-feira (24) e já está no presídio feminino de Campos. A delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Madeleine Dykeman, a suspeita foi autuada por homicídio qualificado tentado. 
Madeleine Farias esteve no hospital na noite dessa segunda e informou que a criança está com fraturas graves no crânio e ainda corre risco de morte. Na coletiva de imprensa sobre o caso, que foi feita nesta terça-feira (25),  Madeleine falou que a avó da bebê, uma semana antes do caso, percebeu a intenção da suspeita de tombar a menina da cama. Segundo parentes, a mãe da criança vinha se restringindo a amamentar a filha.
Quando perguntada pela delegada se sabia o que tinha acontecido com a filha, ela perguntou se tinha a menina tinha morrido. "Ela foi extremamente fria, se reservou ao direito de falar, ficou em silêncio. Perguntei se ela sabia o que tinha acontecido com a filha dela e ela perguntou: morreu? Eu falei que o caso é muito grave, que está no hospital. Ela não estava de forma nenhuma consternada com o fato e, aparentemente, era o desejo dela mesmo", constatou Madeleine.
Segundo o Conselho Tutelar, a transferência da bebê para a UTI Pediátrica foi feita às 21h dessa segunda-feira, após solicitação ao Ministério Público. O Conselho informou que a princípio a criança deveria ser internada em uma UTI Neonatal, devido aos poucos dias de vida, mas como faltava poucas horas para a bebê completar 29 dias ela foi para a UTI Pediátrica. 
Nessa segunda-feira, o Conselho Tutelar chegou a informar que havia um relatório feito às 13h34 sobre a necessidade da transferência do bebê para a UTI Neonatal do Hospital Ferreira Machado. O Conselho afirmou estar preocupado com a demora para a transferência. Na ocasião, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o bebê está em observação na Emergência Pediátrica, estável com os sinais vitais normais e respirando sem auxílio de equipamentos. A nota dizia ainda que a criança está sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por médicos de diversas especialidades do HFM.
Mãe foi presa no final da tarde por policiais da Deam
Mãe foi presa no final da tarde por policiais da Deam / Foto: Rodrigo Silveira
 
O Conselho Tutelar destacou a importância da denúncia de casos de violência infantil. O órgão orienta que que casos como esse sejam denunciados e que as pessoas tenham coragem de fazer denúncias, como aconteceu com os avós da bebê que acionaram o Conselho Tutelar e a Deam.
O órgão que zela pelos direitos da criança e do adolescente também frisou a rapidez tanto do Conselho quanto da Deam para que não perder o flagrante. (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS