Christiano Abreu Barbosa completa Mundial de Ironman com menos de 10 horas e alcança recorde pessoal
Aos 51 anos, o triatleta campista Christiano Abreu Barbosa fez bonito no Campeonato Mundial de Ironman. A prova masculina aconteceu neste sábado (26), em Kona, no Havaí. Ele ficou com o 500º lugar geral, entre 2.303 competidores, sendo o 22º lugar na sua categoria, destinada a competidores de 50 a 54 anos. O tempo do diretor financeiro da Folha da Manhã foi de 9 horas, 48 minutos e 50 segundos, percorrendo 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Ele havia se classificado para o Mundial de Triatlo após conquistar o título do Ironman Brasil, em Florianópolis, em maio deste ano.
Em publicação no Instagram, Christiano comemorou a colocação alcançada dentro de sua categoria e também o recorde pessoal alcançado. Ele comentou as adversidades enfrentadas durante o percurso.
- 22º do mundo no age group entre 413 atletas, com recorde pessoal aqui em Kona no Mundial de Ironman, 09h48 de alguma diversão e muito sofrimento como é característico no duríssimo percurso da prova. No "aquário" de Kona, 01' mais rápida que em 2022, com direito a queimadura de água viva no braço segundos antes de largar, corrente contra na ida e a favor na volta - publicou Christiano na rede social.
Christiano fez 1h03m56s na natação, 5h06m15s no ciclismo e 3h30m31s na corrida, o que proporcionou a melhora de seu tempo em comparação com a participação anterior na prova, em 2022, quando seu tempo foi 9 horas, 52 minutos e 31 segundos. Uma melhora de quatro minutos. O feito foi obtido sob condições como calor e ventos intensos no Havaí. A estratégia do campista foi orientada pelo treinador André Bellaguarda.
- Não sabíamos se o corpo aguentaria correr 42km depois de nadar 3800m e pedalar 180km, com o agravante de ser no duro percurso de Kona. Administrei o sofrimento, que foi bem grande, do início ao fim, mirando entre 04’50” e 05’00”, que era o possível no melhor dos cenários, e fui ganhando posições e me mantendo à frente dos meus concorrentes de provas no circuito - comentou o campista.
Entre os agradecimentos de Christiano, a lista é grande.
- Julie Gomes, a capitã da equipe, você foi impecável como sempre, obrigado por tudo e prometo que Ironman Full só em 2026 agora. Obrigado a super nutri(cionista) Janaína Porto Alegre, pelas detalhadas orientações e os detalhes finais pré prova online já aqui em Kona. Agradecer ao mestre dos magos Marcos Almeida, pela eterna parceria. Time SMB Tri Team e Mauro Giorchino, obrigado pelo apoio e orgulho em fazer parte da equipe - enfatizou o triatleta, que também fez agradecimentos à sua assessoria esportiva Santi Treinos, os triatletas, nadadores, ciclistas e corredores de Campos.
No final de novembro, Christiano Abreu Barbosa volta a competir no Ironman 70.3 em Aracaju (SE), prova que vai reunir mais de mil atletas de diversos países.