Paris 2024: Rafaela Silva é desclassificada e fica sem medalha
Cria da comunidade da Rocinha, a judoca brasileira, Rafaela Silva, precisou superar inúmeros obstáculos, como o racismo e uma suspensão de dois anos por doping, para voltar ao tatame olímpico onde foi medalha de ouro na Rio 2016. Nesta segunda-feira (29), a peso-leve (até 57kg) carioca estava com jeito de medalhista nas fases preliminares, mas infelizmente sofreu duas derrotas consecutivas, na semifinal contra a sul-coreana Mimi Huh e na disputa do bronze contra a japonesa Haruka Funakubo, e ficou fora do pódio na Arena do Campo de Marte.
As derrotas tiveram uma sensação de déja vù. Na semifinal, foi a quinta derrota consecutiva de Rafa contra a sul-coreana Mimi Huh, e na disputa do bronze, a brasileira foi desclassificada por uma técnica ilegal, assim como aconteceu em sua primeira participação olímpica, em Londres 2012.
- É muito difícil, o pessoal que acompanha na França realmente aprecia o judô. Mas eu queria a medalha, trabalhei muito. Queria estar dando outra entrevista aqui. Peço desculpas, porque hoje não consegui. A gente se conhece muito, eu estou nesta categoria desde 2008 e já enfrentei muitas vezes essas adversárias. Hoje a diferença foi no detalhe e, no meu detalhe, acabei falhando e fiquei sem a medalha - desabafou a brasileira, emocionada, após a derrota na disputa do bronze.
Fonte: GE