Três medalhas em 21 minutos: veja como foram os primeiros pódios do Brasil em Paris
- Atualizado em 28/07/2024 14:52
Divulgação COB
21 minutos para a história. O esporte brasileiro viveu momentos emocionantes em Paris neste domingo, com decisões simultâneas que resultaram em três medalhas - dois bronzes e uma prata - num intervalo de apenas 21 minutos, nos Jogos Olímpicos. Disputas de canoagem e futebol feminino também tiveram pontos altos em instantes próximos.

A sequência frenética começou com o judoca paulista Willian Lima, finalista na categoria até 66kg no judô. Foi uma luta intensa, ele tentou propor o ritmo, mas não resistiu ao japonês Hifumi Abe e perdeu por ippon, resultado da soma de dois waza-ari. De todo modo, o brasileiro terminou com uma medalha de prata em sua primeira participação nos Jogos, às 12h56.
Ao mesmo tempo, ocorria a final do skate street feminino, em uma disputa muito acirrada. Às 13h13 Rayssa Leal acertou sua última manobra. Com somatório de 253,37, ela conquistou a medalha de bronze, às 13h17. Aos 16 anos, se tornou a brasileira mais jovem a subir ao pódio em edições diferentes Olimpíadas. Ela tinha conquistado a prata em Tóquio 2020.

Enquanto Rayssa aguardava a conclusão das voltas de suas adversárias, a judoca Larissa Pimenta fazia a disputa pelo terceiro lugar. Em uma luta bem equilibrada, que avançou ao golden score a judoca de São Vicente bateu a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, e ficou com o bronze na categoria até 52kg. A medalha saiu às 13h15.
Houve ainda outros momentos de emoção, mas sem medalhas. O Brasil enfrentava o Japão no futebol feminino e, às 13h15, no momento em que Larrisa levava o bronze, Jheniffer bateu no cantinho para abrir o placar da partida. O desfecho, no entanto, foi ruim. O Brasil sofreu dois gols nos acréscimos e foi derrotado.
Outra esperança de medalha, foi Ana Sátila, do caiaque, que fez sua descida na final do K1, às 13h13, no mesmo momento em que Rayssa saltava sobre o skate. A brasileira teve um bom desempenho, mas acabou ultrapassada e, às 13h23, acabaram suas chances de medalha. Ela terminou com o quarto lugar, o melhor resultado do Brasil em Jogos Olímpicos.
Confira a linha do tempo:
12h56 - Willan Lima ganha a prata no judô
13h13 - Rayssa acerta sua última manobra
13h13 - Ana Sátila completa sua prova e fica em segundo lugar
13h15 - Larissa Pimenta ganha o bronze
13h15 - Gol do Brasil no futebol feminino
13h17 - Rayssa Leal garante o bronze
13h23 - Ana Sátila fica sem chance de medalha (termina em quarto lugar)
Fonte: GE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS