Projeto Social "Crossover" e governo francês levam esporte a comunidades campistas
Maria Laura Gomes 14/06/2024 20:32 - Atualizado em 14/06/2024 20:59
Rodrigo Silveira
Em um cenário onde muitas vezes os noticiários nacionais destacam as adversidades de Campos, surge uma iniciativa que promete mudar essa narrativa, levando esperança e oportunidade para as periferias e comunidades do município. O projeto social Crossover, liderado por Lebron Victor, presidente da Nação Basquete de Rua (NBR), está abrindo novas perspectivas para jovens das comunidades da cidade. Este projeto é um dos inseridos na NBR.
A NBR, que comemora 18 anos de existência neste mês, alcançou um feito notável ao ser o único selecionado pela Embaixada Geral da França no Brasil, e do Ministério do Esporte, para receber apoio no âmbito do legado olímpico de Paris 2024. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde Campos frequentemente aparece nas manchetes por motivos desfavoráveis, este reconhecimento é um sopro de esperança e uma chance de mudança positiva.
A NBR adquiriu uma tabela de basquete móvel e bolas modernas, para levar a modalidade de forma itinerante às comunidades. O objetivo é proporcionar às crianças de 8 a 15 anos o primeiro contato com o basquete de rua e os ideais olímpicos. "Queremos que esses alunos entendam que o esporte é uma ferramenta de paz e união, que as Olimpíadas surgiram para confraternizar todos os povos", explica Lebron Victor.
O projeto visa não só a introdução ao esporte, mas também a inspiração. “Quando a gente tem um sonho a gente consegue alcançar”, disse Victor. Ele acredita que é essencial fazer essas crianças enxergarem além das dificuldades, e o projeto é uma forma de segurar na mão delas e fazê-las acreditarem em um futuro melhor. O objetivo é proporcionar um dia de lazer com esporte, informação, esperança e legado.
Divulgação
Com cerca de 30 atividades em pauta, o projeto também busca oferecer lanches e camisetas. A NBR visitará escolas próximas a essas comunidades e realizará ações que incluem jogos, brincadeiras e experimentação de arremessos, sempre buscando abrir caminhos para esses jovens sonharem com a possibilidade de um dia estarem nas Olimpíadas.
Com o início das atividades programado para julho, o projeto Crossover já está em fase final de preparativos. A esperança e o entusiasmo que ele traz são palpáveis, prometendo transformar não apenas a vida das crianças envolvidas, mas também a imagem e o futuro das comunidades campistas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS