Safra açucareira 2024/2025 é iniciada pela Coagro
Ingrid Silva - Atualizado em 28/06/2024 16:21
Genilson Pessanha
Uma missa de Ação de Graças realizada nesta sexta-feira (28) marcou o início da safra açucareira 2024/2025 da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro). O evento aconteceu na usina de Sapucaia, em Campos. Com a expectativa de moer em torno de um milhão de toneladas de cana, a safra seguirá até final de outubro e movimentará diversos parâmetros da economia de Campos e outros municípios da região Norte Fluminense.
O presidente da Coagro e também vice-prefeito do município, Frederico Paes, falou sobre a expectativa para a safra e do aumento da produção em relação ao ano passado, que será 200 mil toneladas a mais, gerando também diversos empregos na região.
Frederico Paes, presidente da Coagro
Frederico Paes, presidente da Coagro / Genilson Pessanha


“A gente deve moer em torno de um milhão de toneladas de cana, produzir um milhão e trezentos mil sacos e 300 milhões de litros. Vai ser uma safra açucareira, porque o açúcar está remunerando melhor e, assim, a gente pode remunerar melhor o nosso cooperado. Vai ser uma safra mais longa. Com isso, a expectativa de emprego também é maior. A gente deve gerar em torno deste ano 3 mil empregos e a expectativa de injetar na economia regional, quando a gente fala de Campos, São Francisco, Cardoso e outras cidades. É dinheiro que circula no município, que circula no comércio e é bom para toda a região”, explicou Frederico Paes.

O secretário municipal de Agricultura, Almy Junior, também marcou presença na cerimônia e comentou sobre a importância da atividade canavieira para a região. Ele falou, ainda, sobre a questão climática, que pode ser um desafio para a safra no ano que vem.
Almy Junior, secretário municipal de Agricultura
Almy Junior, secretário municipal de Agricultura / Genilson Pessanha

“A atividade de canavieira é a principal atividade que nós temos. A gente precisa dela cada vez mais forte. Nós vamos ter uma safra melhor do que o ano passado, o que já é um avanço. A agricultura é isso, não tem construção de uma hora para a outra. Obviamente que a gente tem um desafio relacionado ao clima e por isso que a gente luta tanto com o reconhecimento de um clima bastante sério que a gente tem. Nós tivemos uma enchente em março e três meses sem chuva. Isso certamente pode provocar uma queda da safra no ano que vem. Mas para este ano, as perspectivas são as melhores. Vamos ter o aumento da safra. Depois de muitos anos volta a produzir açúcar”, disse Almy.

A cerimônia também prestou homenagem ao empresário, fundador e presidente do Grupo MPE Engenharia, Renato Abreu, que faleceu no final do ano passado, aos 77 anos. Uma placa com o nome de Renato foi inaugurada no Parque Industrial da usina. A filha e a esposa de Renato, Lurdes e Cristiane Abreu, participaram da inauguração, que também foi acompanhada pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e pela prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler.
  • Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)

    Missa marca início da Safra do Coagro (Fotos: Genilson Pessanha)



“Estou falando do Renato, do pai, do amigo, do irmão. Renato tinha o prazer de vir aqui saber o quanto nós estávamos gerando. Ele saía do Rio pra vir aqui para saber se os funcionários estavam sendo bem tratados, se os fornecedores estavam felizes. Ele tinha prazer em falar que nós éramos filhos deles (...) Ele investiu aqui na Coagro, investindo na usina Paraíso mais de 60 milhões. Ele era um cara que acreditava na gente, que acreditava no campista, no pessoal do Norte Fluminense”, disse Frederico Paes. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS