Cursos de capacitação e banco de talentos são oportunidade para o trabalhador
Capacitação de trabalhadores
Capacitação de trabalhadores / Folha da Manhã
Novas tecnologias, velhos vícios, falta de prática: tudo isso pode comprometer o trabalho de um profissional. A falta de capacitação é uma das principais dificuldades para se entrar no mercado de trabalho e até se manter. Cientes dessa realidade, muitas instituições têm oferecido cursos de reciclagem e qualificação para colaboradores dos seus segmentos. É o caso da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO e da Escola Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), dois segmentos com grande volume de empregos diretos e indiretos.
No segmento do varejo, os cursos de atualização da Escola Asserj são gratuitos e estão disponíveis para os funcionários dos associados. Periodicamente são realizados cursos que atendem também o público externo. Nos três primeiros meses deste ano, já foram ministradas 27 horas de treinamento para 479 pessoas.
Os cursos de Manipulação de Alimentos e Boas Práticas de Produção do Açougue, Sommelier de Adega: Noções básicas de estudo do vinho para Supermercados, Noções Básicas de Supermercado e A Busca pela Eficiência Operacional são os mais demandados e costumam ficar com lotação máxima nos encontros virtuais. Para este mês ainda dá para se inscrever no curso do dia 26, de Noções Básicas de Higiene e Manipulação de Alimentos. Para se inscrever é só acessar o no site: www.asserj.com.br/escola-asserj/.
A Asserjtambém disponibiliza uma página com vagas de emprego nas empresas associadas: www.asserj.com.br/vagas.
Na hotelaria, a Escola de Hoteleiros by HotéisRIO visa proporcionar formação profissional para o segmento. Os cursos abrangem cargos operacionais (equipes de base, como garçons, camareiras e recepcionistas, entre outros), táticos (médias lideranças, como chefes de recepção ou supervisores de andares) e estratégicos (gerentes e subgerentes, entre outros).
As aulas são em três formatos — presenciais, in company e on-line ao vivo com carga horária de até 16 horas. Os alunos contarão com material de apoio e ferramentas de gestão para aplicabilidade imediata após a formação, assim como um certificado digital de conclusão do curso.
Além de oferecer upgrade profissional, o HotéisRIO viabiliza novas oportunidades de contratação através de seu banco de talentos, onde os interessados podem cadastrar seus currículos, que ficam disponíveis aos hotéis recrutadores pelo aplicativo da entidade (hoteisrio.com.br/site/app).
A iniciativa está alinhada à necessidade constante do setor hoteleiro por mão de obra capacitada, visto que é um dos maiores geradores de empregos do setor. Cada quarto de hotel gera cerca de quatro empregos, sendo um direto e três indiretos. Na alta temporada, o índice de contratações tem incremento na ordem de até 20%.
Além de mais de 40 mil postos de trabalhos fixos diretos e até 120 mil indiretos, em cerca de 80 funções na operação hoteleira, o setor chega a impactar indiretamente mais de 500 setores da economia, tais como transporte, eventos e comércio, entre outros. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS