Mercado de carros elétricos cresce no Brasil e Campos já tem posto de carregamento
Channa Vieira 20/04/2024 08:18 - Atualizado em 20/04/2024 08:19
O mercado de carros elétricos no Brasil vem ganhando força. Consumidores procuram por uma mobilidade sustentável, econômica e tecnologicamente avançada. Esses veículos, sejam elétricos puros ou híbridos, utilizam a eletricidade como principal fonte de energia, diminuindo ou eliminando completamente a dependência de combustíveis fósseis. Essa nova tecnologia também alavanca outro setor, já que esse veículos precisam ser recarregados. Em Campos, há apenas um local para realizar essa recarga, o Posto líder, situado na avenida XV de Novembro.
Campos ainda não possui um número significativo de carros elétricos, o que não exige uma oferta maior do serviço. No entanto, é uma cidade de passagem, e recebe veículos de diversos lugares do país, o que garante o comércio do produto no estabelecimento. 
Proprietário do Posto Líder da XV de Novembro, o empresário Leonardo Barroso, de 45 anos, reforça que a maioria dos veículos que utilizam o serviço de recarga elétrica é de pessoas em trânsito, aproveitando a conveniência do posto durante suas viagens.
Segundo Leonardo, com uma tarifa de R$ 2,50 por kWh, o custo total da recarga depende do tamanho da bateria do veículo. Por exemplo, um carro com bateria de 40 kWh, ao ser completamente recarregado, incorrerá em um custo de aproximadamente R$ 100,00.
Sobre o número ainda baixo de carros elétricos em Campos, o empresário acredita que o aumento da demanda vai ficar atrelado aos pontos de abastecimentos ofertando o serviço na cidade.
— À medida que a rede de abastecimento for crescendo, o consumidor do carro elétrico aumenta — aposta Leonardo, acrescento que, por dia, são quatro ou cinco carros que são recarregados no local, que possui apenas uma tomada.
Além dos aspectos financeiros, os carros elétricos oferecem uma série de benefícios ambientais. A redução da poluição atmosférica é uma das vantagens mais significativas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
Com essa perspectiva, o setor vem garantindo números expressivos. As vendas de veículos elétricos atingiram um recorde no Brasil em 2023, quase dobrando o volume de 2022, com um total de 94 mil unidades comercializadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS