Porto do Açu entre os 18 melhores ambientes de trabalho para mulheres no país
- Atualizado em 12/04/2024 17:22
Trabalhadora da empresa Porto do Açu
Trabalhadora da empresa Porto do Açu / Foto: Divulgação
A companhia Porto do Açu, em São João da Barra foi eleita pelo Great Place to Work (GPTW) como a 18ª empresa do país com melhor ambiente de trabalho para mulheres, entre as 70 reconhecidas em âmbito nacional. O resultado foi divulgado na última quarta-feira (10) em cerimônia na Casa Bisutti, em São Paulo.
  • Companhia ocupou posição de destaque (Fotos: Divulgação)

    Companhia ocupou posição de destaque (Fotos: Divulgação)

  • Companhia ocupou posição de destaque (Fotos: Divulgação)

    Companhia ocupou posição de destaque (Fotos: Divulgação)

Concorrendo pela primeira vez na categoria, o porto-indústria do Norte Fluminense recebeu o selo GPTW Mulher, que reconhece a cultura das companhias que se destacam na questão da equidade de gênero e no posicionamento da mulher no mercado de trabalho.
Para Eugenio Figueiredo, CEO da Porto do Açu Operações, a premiação da GPTW comprova que a empresa está no caminho certo nas ações de equidade de gênero. “Nos comprometemos a dar espaço, vez e voz às mulheres, onde quer que elas estejam e este selo nos motiva a fazer ainda mais por um ambiente inclusivo”, ressaltou Eugenio Figueiredo.
A companhia abraçou a jornada de Diversidade e Inclusão com a aprovação de metas quantitativas e ambições audaciosas para 2026. Nos últimos quatro anos, essa representatividade aumentou 40%, sendo que 50% de mulheres ocupam cargos de liderança no Terminal Multicargas (T-MULT) e 70% na operação do serviço de tráfego de embarcações.
Para a Gerente de Recursos Humanos da companhia, Viviane Menini, o selo GPTW Mulher representa a conquista de um trabalho diário por um ambiente plural. “Receber o selo de reconhecimento por sermos um excelente ambiente de trabalho para o público feminino é muito gratificante. Estarmos entre as top 18 de 70 empresas brasileiras é ainda mais. Não medimos esforços para alcançar esse cenário e sabemos que esta é uma jornada contínua. Estamos muitos felizes com mais essa conquista e certos de que vamos seguir rumo a evolução que desejamos para todas.”
A Porto do Açu Operações investe em desenvolver o potencial das mulheres, promovendo capacidade para liderar, inovar e alcançar novos patamares de sucesso. Um exemplo de iniciativa é o Programa de Qualificação de Mulheres PorTodas, em colaboração com Brasil Port e Dome, empresas também instaladas no complexo porto-indústria. O objetivo do programa é atrair mais mulheres para os times operacionais, tradicionalmente de maioria masculina, quebrando os paradigmas profissionais.
  • Funcionárias do empreendimento (Foto: Divulgação)

    Funcionárias do empreendimento (Foto: Divulgação)

  • Funcionárias do empreendimento (Foto: Divulgação)

    Funcionárias do empreendimento (Foto: Divulgação)

"O sentimento é de dever cumprido e ânimo para mais conquistas como essa no caminho para construção do Porto inclusivo. Atuamos, todos os dias, em diferentes frentes, para a construção de um ambiente de trabalho onde as mulheres ocupem os mais diferentes lugares, posições de liderança e papéis de influência. Um excelente lugar para trabalhar é aquele que tem portas abertas para a pluralidade de ideias, cores, raças e gêneros. Esse é o nosso lema no Grupo Prumo, desenvolvedor do Porto do Açu”, destacou Ângela Serpa, Diretora de Capital Humano da Prumo.
A jornada da Porto do Açu também foca na representatividade de outros grupos minoritários, com ações para promover a inclusão étnico-racial, de pessoas com deficiência, 50+ e LGBTQIA+. A companhia administra o maior complexo portuário da América Latina, que abriga 22 empresas e 11 terminais de classe mundial.
Fonte: Ascom Porto do Açu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS