Páscoa: chocolate mais caro 3,8% não assusta o consumidor
Dora Paula Paes - Atualizado em 09/03/2024 13:06
Rodrigo Silveira
A Páscoa de 2024 traz expectativa de crescimento de 4,5% nas vendas dos supermercados, em relação ao ano passado, no Estado do Rio de Janeiro. Neste cenário, o mercado varejista de alimentos aguarda ansiosamente pela Semana Santa, que será comemorada no último final de semana do mês de março. A projeção é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e compartilhada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj). Entretanto, apesar da expectativa pelas vendas ser alta, o preço médio do chocolate, seja os tradicionais ovos de Páscoa, barras ou caixas de bombom, aumentou cerca de 3,8% em relação ao ano de 2023.
O otimismo com as vendas também é na esfera nacional e para entidades ligadas ao comérciono município de Campos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o consumo na Páscoa deste ano deve crescer entre 13% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Estimativa é acompanhada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo).

Os supermercados e lojas de departamento já estão expondo os produtos e os consumidores estão de olho. "Já estou pesquisando o preço dos 'ovos de Páscoa'. Vou precisar comprar quatro e gastar uma média R$ 50,00, em cada. Já vi ovo custando entre R$ 40,00 e R$ 90,00 e também ofertas de leve dois com preço menor", disse a autônoma, Ana Beatriz Coelho.
Alguns fatores reforçam esse momento promissor para um dos períodos mais doces do ano, principalmente, quando se soma a muitos fatores. As políticas públicas de recuperação de crédito da população, por exemplo, como o "Desenrola Brasil", poderão dar uma nova perspectiva para o varejo alimentar.
“A injeção de crédito e a melhoria no poder de compra da população são os principais combustíveis para as vendas da Páscoa. Os supermercados estão ansiosos para fechar o período com números positivos. A oferta de diferentes tamanhos e marcas, vai propiciar que os clientes tenham a possibilidade de optar pelos ovos de Páscoa que melhor lhe atendem”, explicou Fábio Queiróz, presidente da Asserj.

O IBGE ainda aponta um fechamento positivo na questão dos empregos. Segundo o levantamento, 2023 foi o ano com a menor taxa de desemprego desde 2014. Para 2024, o varejo espera contratar cerca de 41 mil empregos temporários voltados para a Páscoa, e a expectativa é que 25% dessas vagas se tornem efetivas.

Segundo um levantamento feito pela consultoria de economia, Future Tank, a pedido da Asserj, a receita real do setor supermercadista fechou com um acréscimo de 5,4% em 2023, o que se somou a um acumulado de 5,5%. Para a consultoria, a queda da taxa Selic - a quarta consecutiva -, somada à expectativa de novos cortes para os próximos meses, visam estimular o consumo, o que é tratado como vital para os supermercados do Rio de Janeiro nas vendas da Semana Santa e da Páscoa.

Em Campos, segundo o presidente doSindivarejo, Maurício Cabral, a pesquisa de preço pelos produtos continuam sendo umas das principais ferramentas para quem busca economia e tranquilidade na hora da compra. O domingo de Páscoa será celebrado no dia 31 de março. Ele ressalta que no feriado nacional de Sexta-Feira da Paixão de Cristo, que cairá no dia 29 de março, o comércio poderá abrir desde que sem a presença dos colaboradores.

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