Porto do Açu, Bport e Dome dão início a programa de qualificação com foco em mulheres
Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na operação. Inspiradas por esse mote, três empresas do complexo portuário do Açu idealizaram o "Por Todas", programa de qualificação profissional com foco em mulheres, que foi lançado nesta segunda-feira (9), em cerimônia para apresentação das participantes, no Porto do Açu.
Juntas, Porto do Açu Operações, Brasil Port e Dome deram as boas-vindas às 25 selecionadas, entre mais de 1.700 candidatas inscritas, durante o processo seletivo. Com apoio do IFF SJB e das prefeituras de São João da Barra e Campos, as alunas iniciaram o programa de formação de Assistentes de Operações Portuárias, que será dividido em duas etapas: parte teórica, no IFF, e parte prática, no complexo portuário, com duração média de dois meses e duas semanas.
— Nós acreditamos que as mulheres são engrenagens importantes para manter as empresas e a sociedade funcionando. Cientes do nosso compromisso com a diversidade e inclusão e com a criação de oportunidades para que os talentos femininos locais encontrem portas abertas, idealizamos e lançamos o "Por Todas". Fomos surpreendidos com o alto número de inscrições em tão pouco tempo e estamos extremamente satisfeitos em contribuir com as carreiras dessas mulheres — afirmou Viviane Menini, gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações.
O programa inicialmente contava com vagas na Porto do Açu Operações e na Brasil Port, mas a Dome também se uniu à qualificação durante a última semana, ampliando as oportunidades oferecidas.
O objetivo das empresas é atrair as mulheres para os seus times operacionais, tradicionalmente de maioria masculina, quebrando os paradigmas profissionais.
— Eu sempre tive interesse em fazer parte do Porto do Açu e está sendo muito especial, porque entre tantas mulheres, eu fui selecionada e estou aqui, depois de várias etapas do processo seletivo. Quero me qualificar e me tornar uma excelente profissional para poder somar junto às empresas — ressaltou Paula Renata, uma das participantes do programa.
Além de representantes das empresas do complexo portuário, a solenidade contou com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães; da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi; do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, e da primeira-dama Tassiana Oliveira. (A.N.)