Aeroporto de Campos se prepara para receber novo voo direto para Campinas
- Atualizado em 11/08/2023 11:24
Melhorias no aeroporto (Fotos: Rodrigo Silveira)
Melhorias no aeroporto (Fotos: Rodrigo Silveira)
O Aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, está pronto para receber a operação de uma nova frequência de voos do terminal direto para Campinas (SP), que será a segunda rota diária entre as duas cidades. A previsão é que os novos voos comecem a rodar no primeiro trimestre de 2024. A novidade faz parte de um pacote de investimentos realizados recentemente pela Infra Operações Aeroportuárias, concessionária responsável pela administração do local desde 2019. O objetivo é atender ao aumento da demanda gerada pela indústria de óleo e gás na região Norte Fluminense e pela retomada das viagens aéreas no período pós-pandemia. De 2021 para 2022, o número de passageiros transportados pelo aeroporto cresceu em cerca de 98%.

Desde julho, o Bartolomeu Lisandro oferece ao público o serviço de Wi-Fi grátis no terminal, e, em agosto, entram em operação os novos equipamentos de climatização no saguão. Os administradores também estão em negociação para levar uma lanchonete para dentro do aeroporto. A Infra já concluiu toda a reforma do terminal de passageiros da aviação regular.

“Desde que assumimos a concessão, realizamos diversos investimentos em melhorias no terminal. Inicialmente, a prioridade foi a adequação da infraestrutura no sentido de garantir a segurança operacional do aeroporto. Com o término desta primeira etapa, estamos focando agora nos investimentos que podem gerar maior conforto e comodidade para os passageiros”, afirma o superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, Samuel Ferraz.

Entre outras melhorias já realizadas pela Infra estão a construção de um novo terminal de passageiros que atende aos voos comerciais e offshore, e conta com instalações de acessibilidade; a aquisição de dois equipamentos de raio-x e pórtico detector de metais, para inspeção de passageiros; a construção de um parque de abastecimento com capacidade de 200 mil litros de QAV; e a revitalização da cerca patrimonial e dos geradores elétricos. Além disso, foram feitos reparos no pavimento da pista de pouso, nova pintura de sinalização horizontal e instalação de placas luminosas de sinalização vertical.

O primeiro voo direto de Campos para Campinas foi inaugurado em agosto do ano passado. A segunda rota diária atenderia à demanda crescente da indústria de óleo e gás na região Norte Fluminense e demais atividades econômicas da cidade. O aeroporto também tem voos diretos para o Rio de Janeiro e Vitória (ES).

Com 956 mil metros quadrados de área patrimonial, o Bartolomeu Lisandro transporta em média 270 passageiros por dia. A Infra Operações Aeroportuárias assumiu a concessão do local em 2019 por um prazo de 30 anos. Atualmente, a pista do aeroporto atende sem restrições aeronaves do tipo ATR-72 e configurações do jato E190.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS