Observatório das Favelas e UniRio apontam produtora de Campos como referência em gestão cultural
Matheus Berriel 15/11/2024 17:11 - Atualizado em 15/11/2024 17:17
Anna Franthesca sendo entrevista por representante do Observatório das Favelas
Anna Franthesca sendo entrevista por representante do Observatório das Favelas / Foto: Divulgação
Encabeçada pela atual presidente do Conselho Municipal de Cultura de Campos, Anna Franthesca, a produtora cultural Fran Produz está sendo estudada como case de sucesso. A pesquisa é realizada pelo Observatório das Favelas e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), em parceria fomentada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e vai numa publicação sobre gestão cultural, economia criativa e diversidade.

Nessa quinta (14) e nesta sexta-feira (15), a equipe da Fran Produz recebeu em Campos uma equipe do Observatório das Favelas, coordenada por Rebeca Brandão, e o professor Manoel Friques, da UniRio. Eles têm como objetivo observar a rotina de trabalho da Fran Produz, selecionada como um dos seis casos de destaque no estado. Foram consideradas a expressiva atuação no cenário cultural e a liderança em iniciativas que conectan economia criativa, educação e produção cultural local.

Como fruto da pesquisa "Gestão cultural e diversidade no Rio de Janeiro", é prevista para o início de 2025 a publicação de um livro com os perfis gerenciais das organizações analisadas. A obra pretende valorizar a diversidades de manifestações culturais presentes no Rio de Janeiro, com foco nos modos de organização, além de mostrar a pluralidade da gestão cultural.
Entre os trabalhos realizados pela Fran Produz, estão os projetos "Caligrafia Urbana", de graffiti, e Festival Efeito", que mesclou as principais vertentes da cultura hip-hop.
Equipe da Fran Produz teve trabalho observado para pesquisa
Equipe da Fran Produz teve trabalho observado para pesquisa / Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS