Olhar de artista pelas casas do Centro Histórico de Campos
O escritor e artista plástico Rapha Pinheiro olhou com carinho as casas do Centro Histórico de Campos. Do olhar nasce “Casas Ilustradas - Campos dos Goytacazes”. O resultado poderá ser conferido, em forma de livro, que será lançado na próxima sexta-feira (9), na Casa Santa Paciência (prédio também retratado), às 19h. O livro apresenta 40 casinhas desenhadas em detalhes e comentadas.
A elaboração do projeto aconteceu após a mudança do artista para Campos em 2021, durante a pandemia. Rapha conta que queria entendermelhor Campos, andar pelas ruas e conhecer os lugares. E nas suas caminhadas, viu o desenhocomo uma forma de prestar atenção e se inteirar das dinâmicas da cidade.
“Desenhar é uma forma de prestar atenção. Eu escolhi desenhar Campos porque queria realmente entender a cidade, suas complexidades e transformações, não apenas passar por ela todos os dias”, ressalta.
A iniciativa, para além dos desenhos, também envolveu escrever comentáriossobre as casas e gravar o processo artístico para publicação nas redessociais. Seus vídeos diários desenhando viralizaram e trouxeram visibilidadepara a situação do patrimônio arquitetônico campista.Lançamento do selo Inko, o livro foi viabilizado via financiamento coletivo noCatarse efoi um sucesso na pré-venda.
O trabalho de Rapha consiste em desenhos das fachadas, mostrando tanto a belezados edifícios quanto o estado de negligência em que muitos se encontram.Além de um objeto de identificação cultural e preservação do patrimônio,Casas Ilustradas também é uma crítica sobre a situação de várias dessascasas que mereciam mais carinho e atenção.Além dos desenhos comentados, o livro também conta com dois prefácios.Um deles do professor . William Bittar, da UFRJ, e outra da professoraMaria Catharina,do IFF-Campos. Ambos são acadêmicos com trabalhos voltados parapatrimônio e história da cidade.
O livro será distribuído nacionalmente em livrarias, marketplaces e tambémestará à venda no site do autor em https://www.raphapinheiro.com/. O autorfará uma turnê de lançamento em Campos (agosto), Rio de Janeiro (outubro) e São Paulo (dezembro). É o patrimônio de Campos dosGoytacazes ganhando visibilidade nacional.
Formando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ (com graduaçãosanduíche na University of Lincoln na Inglaterra), pós-Graduado emQuadrinhos pela École Européenne Superieure de l’Image em Angoulême (França) e Mestre em Mídias Criativas pela ECO UFRJ, ele é Diretor Executivo de Arte e Cultura da Fundação Cultural JornalistaOswaldo Lima em Campos. Também é diretor do Inko - Escola de Mídias Criativas - que prepara artistas para osmercados nacional e internacional, entreoutras atividades.