Pintura na fachada da Igreja da Lapa integra ação de revitalização de espaços no centro de Campos
Dora Paula Paes 17/06/2024 17:01 - Atualizado em 17/06/2024 19:36
Rodrigo Silveira

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Manoel Corraes, recebeu a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, e o subsecretário da pasta, Edvar Chagas Júnior, na Igreja da Lapa, nesta tarde de segunda-feira (17). A fachada do prédio, patrimônio de Campos, vai receber pintura nova através da parceria com a iniciativa privada. O Grupo Neves e Rangel doou as tintas e estará iniciando logo os trabalhos. Esse trabalho abre caminho para outras ações dentro do projeto maior que é revitalizar o centro da cidade. O Hotel Gaspar será o próximo na lista a receber uma repaginada, também através de parceria com a iniciativa privada.
Na última sexta-feira, Manoel Corraes assinou o documento dando a autorização para os trabalhos, já a partir desta segunda. Neves e Rangel começou o trabalho pela medição do volume de material que será usado. 
Rodrigo Silveira
 Segundo Edvar, a prefeitura de Campos fez a articulação para que a parceria acontecesse. No caso da pintura da Igreja da Lapa, a intenção é colocar as mesmas cores, com o aval do Coppam. "Já no caso do Hotel Gaspar, o trabalho será com uma outra empresa parceira e estamos na fase de teste de cores, pensamos em uma cor mais vibrante", completa Patrícia Cordeiro.

- As empresas estão muito comprometidas. No caso da Neve e Rangel, seus proprietários sentiram que nestes 30 e poucos anos na cidade era hora de fazer alguma coisa pela cidade e, por isso, resolveram se comprometer com o patrimônio histórico, o que vai resultar na pintura da Igreja da Lapa, patrimônio e cartão postal de Campos - disse Edvar.

Patrícia chegou a ressaltar que esse trabalho é fruto da experiência de Edvar com a iniciativa privada. A intenção é que a partir desse tipo de iniciativa, outras empresas possam somar no sentido colaborativo. "Todo mundo ganha. O despertar turístico também acontece. Além de que desonera o poder público que pode, então, investir em uma iluminação artística", ressalta.

Já o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Manoel Corraes, disse que está muito feliz com a iniciativa. De acordo com ele, se não fosse a parceria, no momento, não teria caixa para realizar essa pintura que é muito necessária. "Não teríamos condições de realizar esse serviço. Também estávamos preocupados com a árvore no telhado", salientou.

A árvore que nasceu no lugar de uma das torres dos sinos foi arrancada recentemente pela Defesa Civil do Município. A igreja perdeu uma das suas torres em 1863 quando foi atingida por um raio.

A Igreja da Lapa faz parte do conjunto histórico arquitetônico (asilo e igreja) da cidade, erguido em 1748. Localizada em uma curva e de frente para o Rio Paraíba do Sul, remete a tantas tradições, lendas e histórias. Ela também é uma das mais antigas igrejas de Campos. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS