Museu Histórico de Campos apresentará exposição em homenagem a Nilo Peçanha
O Brasil apresenta, nesta semana, a 22ª edição da Semana Nacional de Museus, com o tema Museus, Educação e Pesquisa. O Museu Histórico de Campos participará e terá uma ação para comemorar a data. A celebração marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado no próximo sábado (18). O tema da edição foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus, organização não governamental internacional que tem um comitê brasileiro. Na próxima sexta-feira (17), o museu de Campos apresentará uma exposição sobre Nilo Peçanha, como explicado pela diretora do Museu, Graziela Escocard.
"A exposição "Dossiê Nilo Peçanha" é uma homenagem à vida e ao legado do primeiro presidente negro do Brasil e um dos maiores estadistas fluminenses. Oferecendo uma oportunidade única para os visitantes explorarem a trajetória de Nilo Peçanha através de documentos e fotos originais da Coleção Nilo Peçanha, acervo da Biblioteca Municipal, sob guarda do Museu Histórico de Campos", afirmou Graziela.
Graziela ainda explicou um pouco mais sobre a ação que faz parte da ação em comemoração ao "dia Internacional dos Museus, ressaltando o tema da exposição.
"O aspecto mais envolvente da exposição é a oportunidade de examinar réplicas de documentos históricos que estiveram diretamente ligados a Nilo Peçanha. Esses documentos incluem cartas, discursos, leis e outras peças que mostram sua influência e contribuição para a história do Brasil", conclui.
Cada réplica foi cuidadosamente reproduzida para fornecer uma experiência autêntica aos visitantes, permitindo-lhes desvendar o significado e a importância de cada documento. O museu estará aberto de sexta-feira a domingo, nos seguintes horários: sexta das 10h até 17h e sábado e domingo das 09h até 14h.