Morre Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, aos 83 anos
Enterro será nesta quarta-feira (20) em SP
Enterro será nesta quarta-feira (20) em SP / Foto: Divulgação
O empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, faleceu nesta terça-feira (19), aos 83 anos. De acordo com a família, ele sofreu um ataque cardíaco, na madrugada. O velório será nesta quarta (20), a partir das 10h, no Cemitério Israelita do Butantã, seguido pelo enterro, às 12h.
Reconhecido por liderar o que foi uma maiores e mais influentes redes de livrarias do país, Pedro Herz nasceu em São Paulo em 1940, em uma família de judeus alemães que haviam se refugiado do nazismo no Brasil anos antes.

Em 1947, sua mãe, Eva, deu início à Biblioteca Circulante, que anos mais tarde evoluiria para a Livraria Cultura. Em 2017, Pedro Herz compartilhou sua trajetória na autobiografia intitulada O Livreiro.
A Cultura chegou a ter 18 lojas em várias cidades do país e um catálogo de 9 milhões de livros, mas entrou em recuperação judicial em 2018 com uma dívida de R$ 285 milhões. A falência da empresa foi decretada no ano passado e revertida duas vezes.
Este ano, em fevereiro, a Justiça negou recursos da empresa e autorizou a ordem de despejo da loja do Conjunto Nacional, uma das mais importantes da marca. Segundo o O Globo, os aluguéis atrasados da loja somam R$ 15 milhões. A Cultura, em contrapartida, alega que o fechamento da loja do Conjunto Nacional impossibilitaria a recuperação econômica da empresa.
Fonte: Metrópoles

ÚLTIMAS NOTÍCIAS