Previsão de prosperidade para ano que se aproxima
Prosperidade financeira, resolução de doenças, continuidade de governos em Campos e São João da Barra, e vitórias para o Flamengo e o Goytacaz dentro das quatro linhas. Essas são algumas previsões do babalorixá Osias de Airá para o ano que terá início na próxima segunda-feira (1º). Campista radicado em São João da Barra há 12 anos, ele se valeu dos búzios para apontar o que pode ser esperado de 2024.
Segundo Osias de Airá, os orixás Exu, Omolu e Oxalá serão os responsáveis por liderar os acontecimentos do ano que se aproxima.
— Vai ser um ano reverenciado a Exu, de muita prosperidade. Sabemos que Exu é caminho. Em 2024, teremos grandes oportunidades de juntar dinheiro, ficar numa boa condição financeira, porque Exu traz toda a fartura. Será um ano próspero. Além de Exu, também será um ano regido por Omolu. Haverá descoberta de vacinas, muita cura na área da ciência e da medicina. Muita coisa vai se resolver em relação a doenças. Será um ano de resolução na questão da saúde. E de quebra teremos Oxalá, que também rege, porque sabemos que o odu vai ser 8 em 2024. Vai ser ano de Oxalá. Então, tende a ser um ano com um pouco de confusão e um pouco de calmaria — explica o babalorixá, cujas previsões e cerimônias religiosas são realizadas no distrito sanjoanense de Atafona.
De acordo com Osias, a calmaria almejada por todos surgirá a partir das atitudes de quem a merecer.
— A cor principal deste ano será o rosa. Junto com Exu, teremos muita prosperidade. As pessoas têm uma visão de Exu sendo somente a tempestade. Exu é tempestade para quem faz tempestade, mas é calmaria para quem procura calmaria. Exu está no caminho daqueles que procuram e realmente querem alguma coisa. E temos um grande orixá, chamado Ogum, que sempre está próximo toda vez que Exu está regendo. Sabemos que Ogum é caminho, e Exu vai ser a resolução dos problemas — diz o babalorixá. — Tudo depende da força de vontade e do trabalho. Nada se encontra sentado. Se você tiver essa vontade de correr atrás, vai ter tudo de acordo com aquilo que merece — enfatiza.
Segundo o líder religioso, esse merecimento vem sendo notado nos prefeitos de Campos, Wladimir Garotinho, e de São João da Barra, Carla Caputi, o que lhes dá favoritismo nas eleições municipais de 2024.
— Vejo no cenário da política de Campos o prefeito como reeleito. É uma pessoa muito benquista. Será um ano de Omolu, muito voltado à resolução de doenças, e o Wladimir tem conseguido grandes feitos na área da saúde. E em São João da Barra, acredito que a prefeita também será muito benquista, porque é uma mulher que está fazendo um trabalho muito bem feito. É um ano de continuidade, porque tudo aquilo que começa bem, Exu não deixa terminar. Exu não deixa pela metade. O ano começa numa segunda-feira, dia de Exu, e Exu não vai deixar essas pessoas boas se perderem no caminho — assegura Osias.
No futebol, é esperado que títulos voltem a animar a torcida do Flamengo, ao contrário de 2023. Também há bons ares previstos para o Goytacaz, que novamente tentará o acesso à segunda divisão do Campeonato Estadual.
— Vejo o Flamengo se destacando muito. Será um ano de grandes vitórias e títulos para ele, algo em que deixou a desejar neste ano. E a nível campista, vejo um bom ano para o Goytacaz — diz o babalorixá.
Algumas simpatias são recomendadas a quem deseja iniciar 2024 com boas energias em seu entorno.
— No dia 31 (neste domingo), principalmente na parte da noite, deixe todas as luzes da sua casa acesas, para que os orixás entrem e comecem a reger dentro do seu ambiente. Não deixe luzes apagadas, ilumine bastante a sua casa. Ao dormir, coloque uma folha de louro, para atrair bastante dinheiro, porque tende a ser um ano próspero com a regência de Exu. E vista cores bem claras, porque também será um ano um pouco regido por Oxalá, e o branco sempre é tradicional. Sugiro o branco e outras cores claras, como rosa, amarelo, verde, atraindo positividade. Exu é positividade. Ele só não é positividade para quem é negativo. Quem quer positividade, pode saber que Exu é o caminho — orienta Osias.