Feira literária de Quissamã é aberta nesta quinta
- Atualizado em 26/10/2023 15:47
Abertura oficial da Fliq 2023
Abertura oficial da Fliq 2023 / Divulgação
A Feira Literária de Quissamã (Fliq 2023) é um dos principais eventos de leitura do Estado do Rio. Com organização da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Educação, a feira será realizada no pátio da Igreja Matriz, no Centro, com entrada gratuita. A abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (26) e o evento seguirá até domingo (29). Serão, ao todo, 27 Rodas de Conversa em 15 horas de bate-papo.
Em pauta, temas variados como sonhos, alimentação saudável, depressão, empoderamento feminino. O evento terá a participação de escritores locais e também de renome nacional, dentre eles Bela Gil, Cahê Mota, Nelson Lima e Conceição Evaristo. De acordo com a Prefeitura, serão mais de 60 atrações no evento.
“A Feira Literária de Quissamã é um evento aguardado por toda a população, é a oportunidade de trocar ideias, valorizar a literatura, estimular a leitura e sobretudo, possibilitar a construção da identidade cultural da cidade. Será um grande evento e que vai atender a todos os públicos”, frisou a secretária de Educação, Helena Lima destacando que haverá rodas simultâneas na Tenda Refletir, Tenda Papo Reto e Palco Alegria.
Já no primeiro dia do evento, os jornalistas Cahê Mota, da TV Globo, e Nelson Lima, de O Globo, vão falar sobre os bastidores do jornalismo esportivo. Cahê Mota já cobriu Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, recebeu por 4 vezes o Prêmio João Saldanha – concedido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (Acerj) – e tem dois livros publicados: as biografias de Diego Ribas, ex-jogador do Flamengo, e Hulk, atacante do Atlético-MG. Já Nelson Lima escreve para a coluna do Ancelmo Góis, além de ser autor da biografia do youtuber e empresário Felipe Neto. A roda de conversa será no Palco Alegria, às 15h, com mediação do jornalista e secretário de Comunicação, Leonardo Barros.
No mesmo dia, às 17h, no Palco Alegria, Isabela Giordano Gil Moreira, mais conhecida como Bela Gil, vai falar sobre o tema “Alimentação Sustentável e Transformação Social”. Mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas na Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação e bacharel em nutrição pela Hunter College em Nova York, Bela Gil é culinarista e apresentadora do canal GNT e no YouTube. Bela Gil tem sete livros publicados, voltados à alimentação com mais de 430 mil exemplares vendidos.
No dia 29, último dia do evento, a escritora Conceição Evaristo participa juntamente com a prefeita de Quissamã Fátima Pacheco e a diretora do Instituto Alzira, Marina Barros, da roda de conversa “Políticas públicas de livro e leitura em poderes públicos municipais gerido por mulheres e a importância/desafios de se estruturar uma cidade leitora”. Conceição é uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio e participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra do Brasil.
Conceição Evaristo
Conceição Evaristo / Divulgação
Para a Fliq, a Educação investe em Vale Livro beneficiando alunos das redes Municipal, Estadual e Federal do município, profissionais da Rede Municipal e jovens aprendizes do Juventude Ativa Mais podem adquirir livros de sua escolha. Um investimento de cerca de R$ 1 milhão. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) vai atuar com mais de 30 editoras para que as crianças e toda comunidade possam ter acesso a diferentes gêneros.
A Fliq 2023 traz, ainda, apresentações que garantem entretenimento para todas as idades, com artistas como Anavitória e o encantador Show da Luna. A Feira vai contar também com lançamento de livros, oficinas e musicalização infantil com as tendas Brincar, Refletir, Papo Reto e Coisa de Criança.
Com informações da Prefeitura Municipal de Quissamã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS