Os 45 anos da Folha celebrados na tradicional Feijoada
Espaço que tem se destacado como casa de grandes eventos, na RJ 158, em Campos, o Rancho Gabriela será palco de mais um deles. Acontece neste sábado (12) a 30ª edição da Feijoada da Folha, tendo como tema os 45 anos da Folha da Manhã, completados em janeiro. Com 900 convidados, o evento reunirá lideranças políticas e empresariais, bem como representantes de outros setores da sociedade civil, a partir das 13h.
— É muito importante para a Folha saber o prestígio da Feijoada, porque ele representa o prestígio da própria Folha. Uma feijoada qualquer grupo pode fazer, mas temos como princípio a democracia, reunindo pessoas de diferentes setores e vertentes. Inclusive, a escolha pela feijoada deve-se ao fato de ser um prato simbolicamente democrático — afirma a diretora-presidente do Grupo Folha de Comunicação, Diva Abreu Barbosa.
Realizada pela primeira vez em 1992, a Feijoada da Folha surgiu como uma iniciativa para simbolizar a proximidade da Folha da Manhã com a sociedade civil. Trata-se, portanto, de um símbolo da gratidão aos leitores, assinantes e parceiros, além de uma oportunidade para realização de network entre os convidados.
Historicamente, tornou-se uma marca do evento valorizar a cultura brasileira, com temas geralmente ligados às artes e/ou a importantes acontecimentos. Este ano, como a celebração é pelos 45 anos da Folha da Manhã, serão lembradas personalidades importantes na história do jornal. O momento de maior emoção certamente se dará na homenagem preparada para o primeiro diretor de mídias sociais da Folha, Ícaro Paes Pasco Abreu Barbosa, que morreu precocemente, em maio, aos 23 anos. Filho do diretor de Redação da Folha, Aluysio Abreu Barbosa, e da editora Dora Paula Paes (além de neto do jornalista fundador do jornal, Aluysio Cardoso Barbosa), Ícaro será lembrado em um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e colegas de profissão.
— Um evento como a Feijoada demanda muita preparação, tudo é planejado com antecedência. Já estávamos com muita coisa definida quando, infelizmente, fomos surpreendidos pelo passamento do Ícaro. Foi e está sendo um momento muito difícil para nós, que inclusive pensamos em cancelar a Feijoada. Mas, o próprio Ícaro gostava muito, se divertia, e sei que, onde ele está, com certeza está nos incentivando a fazer o evento. Além dos 45 anos da Folha, Ícaro é o grande homenageado desta Feijoada — enfatiza Diva Abreu Barbosa, avó paterna do jornalista.
Legado — Um traço importante da Feijoada da Folha é o caráter social. Já retiradas pelos convidados, as camisas-convite foram trocadas por cestas básicas, que serão destinadas a instituições de caridade. Em 2019, por exemplo, foram doadas 20 toneladas de alimentos para 15 instituições filantrópicas de Campos e São João da Barra. Já no ano passado, 16 instituições filantrópicas dos mesmos municípios foram beneficiadas com os alimentos, totalizados em 40 toneladas.
Parceiros — A 30ª Feijoada da Folha tem patrocínio de Grupo MPE, Empresa Brasil, Forte Telecom e Super Bom; apoio de Grupo Thoquino, Lomatel, Cachaça 7 Engenhos, Femac Móveis, Trópica Brewking Co., Ponto & Vinho, O Fabuloso Quindim, Floricultura São Salvador, Colégio Bittencourt, Vivace, Limport, Rancho Gabriela, Marcelo Perfil, Relux Empreendimentos e Serviços, e Hospital Geral Prontocardio; apoio de mídia da Águas do Paraíba; e participação de Nursing Care. A decoração é assinada por João Ibrahim, e a logomarca do evento foi produzida pelo designer gráfico Zé Ronaldo Araújo, usando diferentes técnicas para chegar a uma arte “forte e contemporânea”.
— Fiquei muito honrado ao receber o convite para desenvolver o projeto da marca Folha 45 anos + 30ª Feijoada, por ser de um grupo que tanto admiro por seu jornalismo sério e comprometido — comenta Zé Ronaldo, que preparou a identidade visual do evento a partir da frase “A Folha da Manhã tem uma história de resistência”, dita por Diva Abreu Barbosa. — A Folha percorreu todas as fases, mudanças e transformações do jornalismo, do impresso ao on-line, sempre com garra, profissionalismo e competência, superando desafios, sempre à frente e avante. Unir duas datas comemorativas com o feijão, símbolo do evento, numa mesma identidade visual, foi uma tarefa desafiadora. Mas, como eu adoro um desafio e queria contar uma história através da marca, meu processo criativo uniu 2 conceitos: o “antes” e o “agora” — complementa.
Como em anos anteriores, o bufê da Feijoada da Folha ficou a cargo da Chicre Cheme, contando com o prato principal, outros caldos, salgadinhos, petiscos e outros aperitivos. “Temos com a Folha da Manhã uma parceria de sucesso, de longa data, e mais uma vez estaremos participando da grande Feijoada. Só temos que parabenizar, porque a Folha é uma empresa com muita seriedade e profissionalismo no que faz”, declara o empresário Leonardo Castro de Abreu, proprietário da Chicre Cheme junto a Mônica Rangel.
Na parte de bebidas, também há várias opções.
— Será nosso segundo ano servindo o chope fabricado em nossa cidade, o Pilsen Barril Cheio. Estar na Feijoada da Folha é uma oportunidade ímpar, pois é o maior evento social-empresarial do município. Quem não quer estar lá? E este ano será num local que vem se tornando referência em grandes eventos — afirma o dono da cervejaria Trópica, Ricardo Garcia.
— Estaremos levando nossos drinks e nossas cachaças para degustação. Temos cinco rótulos de cachaça e também uma vocação diferenciada para drinks e coquetéis, levando para a Feijoada da Folha a caipirinha clássica, a mandarina e caipifrutas. Além disso, preparamos um drink especial, batizado de Drink da Folha 4.5. É um drink diferenciado, para combinar com a feijoada — adianta o fundador da Cachaça 7 Engenhos, Haroldo Carneiro da Silva.