Jovem de Campos é única finalista do interior do Rio em programa da Câmara do Deputados
Edmundo Siqueira 26/10/2023 10:41 - Atualizado em 26/10/2023 11:12
*
Quando o educador Darcy Ribeiro faleceu, em fevereiro de 1997, Ana Júlia não era nascida. A educação foi a grande causa de Darcy, e implantar o ensino integral no Rio de Janeiro e no Brasil era pauta constante de sua atuação — assim como já mostra ser para Júlia.

A relação do icônico educador com a jovem Júlia não é apenas coincidência. Campista, moradora de Travessão de Campos, participa de um programa local que estimula a participação de meninas e mulheres na ciência, o “Arduínas”, desenvolvido pela Uenf, universidade sonhada e executada por Darcy, e coordenado pelas professoras Priscila Castro e Elis Miranda, com verba da FAPERJ. .

Na última segunda-feira (23), Ana Júlia foi escolhida como uma das finalistas da 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), desenvolvido pela Câmara dos Deputados e dirigido aos estudantes do ensino médio de todo país, com objetivo de discutir questões relacionadas à educação e à democracia. O tema escolhido para este ano foi resumido na frase “a educação que queremos”.

O tema que Júlia escolheu para pesquisar e participar do programa da Câmara foi justamente a educação integral. Após concorrer com 1080 jovens do ensino médio de todo país, distribuídos em 40 vagas por Estado, a campista foi escolhida para ser um dos quatro representantes do Rio de Janeiro, pré-selecionados pelas Secretarias de Educação.
Os quatro finalistas da etapa estadual se apresentam através de vídeos na plataforma do programa, e o mais votado irá à etapa final em Brasília, que ocorre entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Ana Júlia
Ana Júlia
“Eu conheci o programa por meio da divulgação do anúncio pelo professor de Diogo (Diogo Jordão, do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, em Travessão) e logo me interessei. Durante a primeira etapa aprendi sobre políticas públicas voltadas para a educação e escolhi minha tese baseada na minha realidade como estudante integral, em uma escola estadual. Minha proposta é mostrar o valor do ensino integral e como é possível alcançar mudanças a partir dele, principalmente no meio público”, disse Ana Júlia.


O professor Diogo Jordão atua na área de Geografia na Escola Estadual onde Júlia estuda, e é um de seus maiores incentivadores no PJB. Em 2020, Diogo recebeu o Prêmio Educador Nota 10, uma das mais importantes premiações da Educação Básica Brasileira.

Professor Diogo Jordão
Professor Diogo Jordão / Reprodução
“Inicialmente, apresentei a proposta para os alunos, avisando sobre as inscrições. Alguns deles se inscreveram e ela (Ana Júlia) foi uma das sorteadas para participar da Jornada de Aprendizagem Cidadã, por uma plataforma online. Nesse processo, ela aprendeu conceitos relacionados à participação política dos jovens e deveria produzir um discurso defendendo propostas de políticas públicas sobre o tema geral, que é ‘A educação que queremos’. Especificamente , ela escolheu defender a educação integral de qualidade, já que ela é aluna dessa modalidade”, explicou o docente.


Entre os finalistas do Estado do Rio, apenas Júlia é do interior, concorrendo com um aluno da capital e outros dois da região metropolitana. Ela também é a única representante da rede estadual de ensino do Rio no Parlamento Jovem Brasileiro, da Câmara dos Deputados.

“Meu objetivo é defender o maior investimento nesse tipo de ensino e levando oportunidades para os alunos do estado. Gostei muito da experiência e principalmente do aprendizado, espero conseguir levar minha pesquisa à frente compartilhando com todos o meu trabalho”, relata a aluna, orgulhosa.

Para chegar à etapa nacional, em Brasília, Ana Júlia precisará da ajuda do público e da avaliação de uma banca especializada da Câmara Federal. A plataforma do PJB traz os vídeos de cada finalista, e o voto na representante campista pode ser feito através do site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-2023/ (aqui).

O professor Diogo explica que o caminho que Júlia percorreu não foi fácil e o resultado como finalista estadual do programa foi fruto de muita conversa, pesquisa e trabalho coletivo.

“Para produzir o discurso, deveria fazer pesquisas e ouvir outros jovens da escola. Fizemos rodas de conversa e aplicamos um formulário aos estudantes da instituição. Com o discurso, ela foi escolhida como uma das finalistas do estado do Rio de Janeiro para concorrer à participação na etapa presencial na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na etapa atual, ela produziu um vídeo para defender suas ideias, e além da votação do público, os finalistas serão avaliados por uma banca de especialistas da Câmara dos Deputados. Os vencedores de cada estado irão à Brasília, no próximo mês”, conta Diogo.

No discurso que escreveu — que a levou para a final da etapa estadual do PJB — Ana Júlia cita uma afirmação do economista britânico Sir Arthur Lewis, ganhador do Prêmio Nobel, em 1979: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”.
Com essa certeza, docentes e alunos continuam lutando para construir uma educação pública de qualidade no Brasil, e premiações como o Parlamento Jovem estimulam a continuidade desse trabalho.

Ainda no discurso, Júlia pede aos “demais estudantes e a sociedade em geral” que se juntem a ela, para que a “educação brasileira se torne cada vez melhor”. Para termos esperança em uma sociedade mais justa, em que possamos exercer plenamente a cidadania, em direitos civis, políticos e sociais, a educação se mostra fundamental. E para isso, é preciso que as ideias e as obras de gente como Darcy Ribeiro continue inspirando outros jovens como Ana Júlia.

*Para votar na Ana Júlia acesse o site https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-rio-de-janeiro-rj/, veja seu vídeo e marque o nome dela nas opções disponíveis. A votação está aberta até o dia 10 de novembro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    edmundosiqueira@hotmail.com

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas