Desafiando as Estacas Mentais
Nino Bellieny 12/04/2024 09:18 - Atualizado em 12/04/2024 09:28
Artigo de João Ricardo Rodrigues*
.
. / JRR
Para serem domesticados os elefantes jovens são frequentemente amarrados ou acorrentados, lutando incansavelmente contra suas amarras até que, eventualmente, se resignam à crença de que não podem se libertar. Quando adultos são amarrados a uma simples estaca e permanecem estáticos sem fazerem esforço para se libertarem.

Este fenômeno, embora trágico, serve como uma metáfora para os desafios enfrentados no ambiente corporativo e pessoal. A verdadeira barreira muitas vezes não é física, mas mental, construída por anos de condicionamento e experiências desencorajadoras.


Na esfera corporativa, observamos um paralelo intrigante. Líderes e profissionais de todos os níveis podem se encontrar presos a um status quo limitante, não por falta de habilidade ou recursos, mas por barreiras mentais que impedem a visão além do familiar.

Aceitar a derrota sem tentar, por acreditar-se incapaz de superar desafios ou mudar circunstâncias adversas, é uma armadilha comum.

Contudo, o crescimento verdadeiro e a liderança eficaz emergem quando reconhecemos que essas amarras podem ser quebradas.

Para aqueles em posições de liderança, é primordial manter uma mente aberta, reavaliando constantemente não apenas os obstáculos, mas também as oportunidades à nossa frente.

É nossa responsabilidade cultivar uma visão estratégica que nos permita transcender essas limitações auto impostas.

Os líderes transformacionais se destacam por sua capacidade de ver além das estacas mentais, inspirando suas equipes a fazer o mesmo. Eles promovem uma cultura de resiliência, criatividade e busca incansável por soluções inovadoras, transformando adversidades em oportunidades para crescimento e sucesso.

Como líderes e indivíduos precisamos ter coragem para enfrentar o desconhecido, desafiar as limitações impostas pela mente e liderar pelo exemplo. Ao fazer isso, não apenas libertaremos a nós mesmos das estacas que nos prendem, mas também pavimentaremos o caminho para que outros sigam em direção a um futuro de possibilidades ilimitadas.
*João Ricardo é graduado em Administração Pública (ESIE) e Gestão de Segurança Pública (UNISUL), Certified Business Continuity Professional (CBCP) pelo Disaster Recovery Institute International (DRII), especializado em Administração Estratégica (FIA), MBA Gestão de Projetos (UVA), Especialização em Compliance e Integridade Corporativa (PUC), MBA Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Instituto Venturo), tem mais de 30 anos de experiência em inteligência estratégica, segurança empresarial, gestão de crise e continuidade do negócio, segurança da aviação civil, construção de sistemas de gestão de crise, gestão de contratos de serviços de grandes valores, liderança de equipes de alta performance, investigação de fraudes, relacionamento institucionais com a comunidade, no Brasil e em diversos outros países.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]