Orlando Portugal é o novo presidente do Republicanos em Campos
Rodrigo Gonçalves 05/10/2023 12:54 - Atualizado em 16/10/2023 16:19
Orlando Portugal
Orlando Portugal / Rodrigo Silveira
Após passagem relâmpago pela presidência municipal do PSDB, o empresário e presidente do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Orlando Portugal assumiu agora o diretório do Republicanos em Campos (veja a composição abaixo). Integrante do governo Wladimir Garotinho (PP), Orlando passa a integrar a sigla que desde junho deste ano já integra a rede de sustentação para a reeleição do prefeito.
No início de junho deste ano, Wladimir recebeu em Campos o presidente no diretório estadual do Republicanos no Rio de Janeiro, o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro para fechar o acordo (aqui). O movimento tirou do deputado estadual Thiago Rangel a possibilidade de concorrer pelo partido à Prefeitura de Campos em 2024. Desde que Waguinho presidia o União Brasil havia um “namoro” com Rangel por sua filiação, que acabou não rolando no Republicanos após a articulação de Wladimir.
O Republicanos passa por um processo de reestruturação em todo o estado e tem nos seus quadros vários políticos ligados à Igreja Universal, como é o caso do pastor Anderson de Matos, líder da oposição na Câmara de Campos, que comentou a mudança na presidência do diretório municipal.
— O partido já não estava comigo. O partido estava sob a presidência de aliados do vereador Maicon Cruz. Isso faz parte do jogo político…eu já não presidia o partido e isso não mudou nada e continua do mesmo jeito — disse o vereador Matos, sendo questionado sobre as chances de permanecer no Republicanos, que apoiará à reeleição de Wladimir. “Permanência ou saída do partido não é algo que dependa exclusivamente de mim. É decisão de grupo político e ainda não decidimos essa questão”, completou.
Já o vereador Maicon Cruz confirmou que a presidência do diretório municipal do Republicanos em Campos estava com uma pessoa ligada a ele politicamente. “Sim, meu chefe de gabinete”, disse. Nos bastidores, há tempos era especulada a possibilidade de Maicon disputar a sua reeleição pela sigla, o que ficaria mais difícil agora. Ele também comentou a mudança no diretório: “Para mim não muda nada, sigo sem partido desde a extinção do PSC, ainda não estou focado nessa questão de filiação partidária, tenho até abril de 2024 para escolher o partido”, declarou o vereador.
A alteração no diretório do Republicanos foi oficializada nesta quarta-feira (4). Orlando Portugal foi procurado pelo Blog para comentar o fato de ter assumido à presidência e disse que vai se posicionar “em breve” sem dar mais detalhes.
Em janeiro deste ano, ele anunciou que havia assumido a presidência do PSDB em Campos (aqui), mas três meses depois seu nome já não era mais dado como certo pelo diretório estadual da sigla (aqui), sendo que julho uma nova presidência assumiu o partido no município (aqui).
Se agora Orlando prefere não falar muito, por enquanto, quando “assumiu” o PSDB falava em “contribuir com o desenvolvimento de Campos e de apoio ao prefeito Wladimir Garotinho”.
— Entendo que a política do bem, voltada para a sociedade, se faz com partidos, e o PSDB tem uma história consolidada, que respeito muito, embora nunca eu tivesse participado de seus quadros. E vamos agora com o PSDB nesse desafio de ao lado do prefeito Wladimir Garotinho contribuir para a construção de nova história para Campos. Vamos conversar com os quadros locais, formar uma boa nominata — apontou Orlando na época.
Antes de ser presidente do Fundecam, Orlando Portugal, de 58 anos, é empresário do setor farmacêutico e já foi presidente da CDL Campos e secretário de Desenvolvimento Econômico.
Veja a nova composição do diretório do Republicanos em Campos:
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]