Jornalista carioca lança livro com conto ambientado na Campos de outrora
Matheus Berriel 19/08/2024 09:22 - Atualizado em 20/08/2024 17:53
David Butter é o autor de 'A bomba e outros contos de futebol'
David Butter é o autor de 'A bomba e outros contos de futebol' / Fotos: Divulgação
Um livro prestes a ser lançado no Rio de Janeiro tem o passado de Campos como um dos cenários. Trata-se de "A bomba e outros contos de futebol", do jornalista carioca David Butter, que visitou obras de autores campistas, jornais e histórias de clubes locais para escrever o conto "Folia de Reis", ambientado na planície goitacá de 1908 a 1958. O lançamento será no dia 14 de setembro, a partir das 13h, na Livraria Folha Seca. Posteriormente, também haverá um evento de apresentação do livro em São Paulo. A pré-venda já está aberta no site da Mórula Editorial.
A inspiração para David Butter escrever o conto "Folia de Reis" partiu de uma carta do escritor e jornalista campista Renê de Castro Soares ao seu irmão Hugo de Campos, ex-jogador de futebol e também jornalista. Na carta, Renê aborda a visita do Circo Americano à planície goitacá no final da década de 1900. É esse o mote para o autor idealizar o primeiro contato de um menino campista com uma bola que marcaria a sua vida.
Durante o conto, são citados clubes campistas extintos, como Internacional, Aliança, América e 15 de Novembro, e alguns ainda existentes, casos de Americano, Goytacaz, Campos Atlético, Rio Branco e São Cristóvão. O texto também menciona locais históricos da cidade, entre os quais a Praça da República, a Estrada de Ferro Leopoldina, a Estação do Saco e o antigo Cine Teatro Trianon.
— Acho que esse interesse pelas origens do futebol em Campos surgiu no âmbito de uma pesquisa maior sobre a introdução do futebol no Brasil — explica David Butter. — Corre hoje um debate intenso sobre quem trouxe o futebol primeiro para o país: estudantes de retorno da Europa, padres jesuítas por meio de escolas, engenheiros, marinheiros, e a lista segue. O caso da introdução do futebol em Campos especificamente reproduz essa discussão, acrescentando, no caso da cidade, a hipótese da vinda de um circo. Foi daí que parti ao conto, cruzando com a história do campista Didi, jogador essencial para compreender a Era de Ouro do futebol brasileiro nos anos 1950 e 1960 — complementa.
Com passagens pelo jornalismo da TV Globo e da Globo News, David Butter publicou em 2022 o livro "De sonho e de desgraça: o carnaval carioca de 1919", pela Mórula Editorial. Em "A bomba e outros contos de futebol", na mesma editora, ele faz a sua estreia na ficção. A obra reúne 20 contos e um poema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS