Sal e dermatite
A dermatite atópica ou eczema atópico é uma doença de pele comum e com características hereditárias, mas influenciada fortemente por fatores ambientais e emocionais: excesso de calor, clima seco, estresse, etc.
Manifesta-se com machas vermelhas, coceira, irritação e lesões, sendo mais comum em pessoas alérgicas em geral.
De acordo com um estudo recente de pesquisadores da Universidade da Califórnia, a doença é influenciada também pelo consumo de sódio.
_Foram examinadas amostras de urina de 215.832 adultos, entre 30 e 70 anos, durante 24 horas, e observou-se que cada grama a mais de sódio estava associado a um risco 11% maior do aparecimento da doença.
“A pesquisa mostra que o sódio é armazenado na pele, onde pode favorecer o processo de inflamação, um importante gatilho para as crises de dermatite atópica”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Que o excesso de sal é extremamente danoso à saúde, todos sabemos e agora temos mais um bom motivo para evitar abusos.
OBS: evitar buchas de banho, amaciantes de roupa, banhos frios, estresse (!) e manter uma boa hidratação são dicas importantes dos dermatologistas.