Espinheira Santa contra gastrite
A sabedoria popular das nossas avós já indicava a Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) para desordens estomacais há décadas e a ciência tem comprovado a sua eficácia.
Tanto na forma de chá ou cápsulas (ou mesmo o pó) a M. icifolia é efetiva na redução da inflamação da mucosa gástrica e consequentemente nos sintomas de gastrites, como a pirose (queimação).
As saponinas e flavonóides presentes no vegetal são os responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios e acredita-se, também apresentam importante efeito desintoxicante, uma vez que atuam nos radicais livres.
O chá deve ser feito com água logo após o ponto de fervura: desliga-se o fogo e adiciona-se a planta. Tampe e aguarde 10 min.
O ideal é que se consuma uma xícara de chá entre as refeições, 3 x ao dia. E o chá pode ser guardado na geladeira de um dia para o outro, mas se possível deve ser feito diariamente para melhores efeitos.
Pessoas com digestão lenta e outras condições devem consultar o seu médico antes do uso.
As dosagens não devem ser extrapoladas, pois como qualquer substância, a diferença entre o remédio e o "veneno" é a dose.