Se Rodrigo Bacellar presidir a Alerj, Chico Machado ficará com a Segov
Arnaldo Neto 14/12/2022 09:39 - Atualizado em 14/12/2022 18:05


Articulações no RJ
As articulações por cargos no novo governo Cláudio Castro (PL) têm movimentado os bastidores da política fluminense. E algumas composições passam diretamente pelo poderio político da região. Nome cotado já há algum tempo como candidato a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (PL) é considerado favorito. Atual secretário estadual de Governo, segundo a mídia carioca, é o nome apoiado pelo governador e tudo indica que sairá vitorioso. A posse para a nova legislatura e, consequentemente, a eleição da nova Mesa, contudo, será no dia 1º de fevereiro.

Chico Machado e Rodrigo Bacellar
Chico Machado e Rodrigo Bacellar
Chico Machado na Segov
Na mídia carioca e nos bastidores, porém, a vitória de Rodrigo é considerada tão certa, que já há escolha para seu substituto na poderosa secretaria estadual de Governo (Segov). E o comando da pasta, segundo as especulações, continuaria com um político do Norte Fluminense. O macaense Chico Machado (SD), deputado estadual reeleito, é o nome dado como certo para assumir o cargo. Chico tem uma relação muito próxima com Bacellar, o que faz aumentar as apostas pela escolha do nome dele para a Segov. Além disso, Chico também tem uma relação de proximidade com Castro, tanto que é o atual líder do governo na Alerj.

Jair na Agricultura
Mesmo com a escolha de Bacellar dada como certa para a Alerj, é natural que a construção da candidatura não tenha agradado a todos, nem mesmo na bancada do PL. Também da região, Jair Bittencourt (PL), atual vice da Casa, chegou a ser cotado para presidência. A aposta no deputado de Itaperuna se dava pelo fato de ser um perfil conciliador, sem muitos embates. Agora, a informação é que Jair será novamente secretário estadual de Agricultura. Como, nos bastidores, o apoio do governo à candidatura de Bacellar teria incomodado o parlamentar de Itaperuna, a entrega da pasta seria uma forma de acabar com o possível clima ruim.

Novidade na lista
Após as divisões entre partidos da base, existe a expectativa de que Castro anuncie parte do novo secretariado ainda nesta semana. Natural em um governo reeleito, alguns secretários devem permanecer nos atuais cargos. A grande novidade estaria em uma possível nomeação de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias, para a secretaria de Transportes. Ele renunciou ao terceiro mandato de prefeito para ser vice de Castro, mas teve o registro negado devido a uma condenação por crime ambiental. A Folha não conseguiu contato com os deputados estaduais da região que foram citados para mais detalhes sobre as articulações.

Aprovação
Pouco mais de um mês após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro, emitir o parecer favorável à aprovação do relatório financeiro de 2021 da prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD), a Câmara de São Francisco de Itabapoana já fez o julgamento. Com 12 votos favoráveis, os vereadores seguiram a recomendação da Corte de Contas e aprovaram as contas nessa terça-feira (13). O relatório foi o primeiro do atual mandato de Francimara, reeleita em 2020. As contas da primeira gestão, de 2017 e 2020, também já foram aprovadas no TCE e pela Câmara — a de 2020, julgada pelo Legislativo no dia 29 de novembro.

No TCE
Por falar em prestação de contas, mais duas da região estão na pauta do TCE desta semana: Quissamã, sob a responsabilidade de Fátima Pacheco (DEM), e São Fidélis, da gestão Amarildo Alcântara (SD). O julgamento, porém, passou de quarta-feira (14) para sexta (16). A reunião do corpo deliberativo está marcada para as 9h, e começará com a eleição para presidente, vice e corregedor da Corte no biênio 2023/2024. Vale lembrar que, da região, em relação a 2021, já passaram pelo aval do TCE, todas com parecer pela aprovação, as contas de seis cidades da região: Campos, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Macaé, São João da Barra e SFI.

Nomes
O ex-ministro Aloizio Mercadante foi anunciado nessa terça pelo presidente eleito Lula (PT) como o futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A confirmação foi feita no encerramento dos trabalhos de transição, em Brasília. Já a cantora Margareth Menezes, também nessa terça, confirmou que aceitou o convite para ser a ministra da Cultura, pasta que será recriada. A baiana é a primeira mulher anunciada como parte da equipe ministerial, que conta com Fernando Haddad (Fazenda); José Múcio Monteiro (Defesa); Flávio Dino (Justiça); Rui Costa (Casa Civil); Mauro Vieira (Relações Exteriores).

“Revogaço”
Pouco antes de ser anunciado como futuro presidente do BNDES, Mercadante, que coordenou os grupos de trabalho na transição, fez um balanço e informou que os relatórios temáticos possuem 23 páginas apenas com sugestão de normas a serem revogadas. “Os relatórios temáticos são riquíssimos. Os preliminares e os finais, que chegaram ontem, seguramente é o melhor ponto de partida que o ministro poderá ter para iniciar sua gestão. Só de ‘revogaço’ tem 23 páginas. Estamos passando por uma peneira bem fina para avaliar cada medida e suas implicações, e agora vão para os novos ministros, que vão reanalisar o que está ali”, disse.
*Publicado na Folha da Manhã desta quarta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]