Marquinho Bacellar é eleito, de novo, presidente da Câmara de Campos
Arnaldo Neto 30/11/2022 18:04 - Atualizado em 30/11/2022 21:30
Marquinho com parte do vereadores da oposição, após a eleição da Mesa
Marquinho com parte do vereadores da oposição, após a eleição da Mesa / Rodrigo Silveira
O líder da oposição na Câmara de Campos, Marquinho Bacellar (SD), foi eleito presidente para o próximo biênio na sessão desta quarta-feira (30). Foi a segunda vez neste ano que ele teve o nome proclamado como presidente eleito. A primeira foi na votação de 15 de fevereiro, posteriormente anulada, que gerou uma das maiores polêmicas na história do Legislativo campista. Agora, a vitória de Marquinho foi mais elástica: 14 a 10 — em fevereiro, o placar seria de 13 a 12. A base não lançou candidatos e os vereadores do grupo se abstiveram nesta quarta. Internado após passar por uma cirurgia, o vereador Marcione da Farmácia não participou da sessão.
A eleição da Mesa chegou a ser remarcada, com publicação em Diário Oficial, para 13 de dezembro. Nessa terça-feira (29), sem quórum para sessão, começaram as articulações para antecipar a votação da Mesa (aqui).
— Quem vai ganhar com uma Câmara independente é a população de Campos. Uma Câmara independente não quer dizer uma Câmara que vá atrapalhar o prefeito a governar a cidade, mas dará uma visão ao prefeito diferente, do que talvez ele enxergue dentro de uma bolha — disse o presidente eleito, que ainda destacou a união do grupo de vereadores da oposição e lembrou das polêmicas no decorrer do ano, inclusive com episódios na delegacia e ações judiciais.
Além de Marquinho na presidência, a composição da Mesa conta com Marquinho do Transporte (PDT) como primeiro vice e Abdu Neme (Avante) como segundo vice. Maicon Cruz (PSC) é o primeiro secretário, com Fred Machado (Cidadania) como segundo. Bruno Vianna (PSD) é o primeiro suplente da chapa, com Rogério Matoso (União) como segundo.
Na sequência, foi votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Em uma composição, com aval do governador Cláudio Castro (PL), a oposição concordou em flexibilizar o percentual de remanejamento para o prefeito Wladimir Garotinho (sem partido). A proposta anterior, protocolada desde maio, era de 5%. Agora, será de 20%.
A última reunião na qual foi firmado o acordo (aqui), garantindo também 20% de remanejamento na Lei de Orçamentária Anula (LOA), aconteceu na Usina Sapucaia. Além de Wladimir, participaram o vice-prefeito, Frederico Paes (MDB), e os vereadores da base. Do outro lado, por videoconferência, além de Castro, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL), atual secretário estadual de Governo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]