Os impactos dos acidentes de trânsito do ponto de vista de um médico ortopedista /traumatologista
Doutor Maninho 25/05/2024 17:19 - Atualizado em 25/05/2024 17:20
Os acidentes de trânsito podem causar uma variedade de lesões ortopédicas, incluindo fraturas ósseas, lesões na coluna vertebral, lesões nos tecidos moles, como ligamentos e tendões, e lesões articulares, dependendo se foi atropelamento ou colisão entre carros, ou motos, bicicletas, (o que é bem comum na nossa cidade).
A natureza das lesões e a gravidade do trauma influenciam o tempo de internação do paciente, o tipo de tratamento e as condições de saída do hospital, muitas vezes resultando em dor crônica, limitações na mobilidade e até mesmo incapacidade permanente, comprometendo a produtividade no trabalho, sem falar que essas internações ocupam leitos em hospitais que poderiam ser usados outros pacientes com a saúde comprometida por outras causas.
Desafios enfrentados pelos médicos ortopedistas no tratamento de pacientes envolvidos em acidentes de trânsito
O Primeiro grande desafio é essa demanda alarmante que temos, o HFM por exemplo, hospital onde eu trabalho, é o principal centro de atendimento de urgência e emergência de acidentes na região Norte e Noroeste Fluminense, só de janeiro a março deste ano, foram registrados 5.276 atendimentos no Setor de Ortopedia e Traumatologia, 211 a mais do que no mesmo período de 2023.
Também tem a questão de lidar com lesões complexas que frequentemente exigem intervenções cirúrgicas extensas e um longo período de internação e reabilitação. O risco sempre existente de complicações, de infecção hospitalar etc.
Ranking dos veículos mais envolvidos em acidentes
Pelos dados da PRF, por gravidade de acidente temos moto como primeiro lugar, também caminhões estão em segundo como veículos com acidentes mais graves. Como causas a Imprudência de modo geral, ( embriaguez, uso de celular na direção) mas a velocidade e ultrapassagem indevida lideram os acidentes e a falta de cinto de segurança que com que acidentes nem tão graves, acabem em óbitos.
Prevenção com solução
A prevenção de acidentes de trânsito é fundamental para reduzir o número de lesões ortopédicas e seus impactos decorrentes. (sem contar aqueles que infelizmente não sobrevivem) Isso é feito por meio campanhas de conscientização pública sobre segurança no trânsito o que por sinal, aqui em Campos estamos tendo um bom trabalho feito nesse sentido que é a campanha PAZ NO TRANSITO do IMTT em parceria com HFM, que é uma blitz educativa, muito importante de conscientização da população. Claro, também investimentos em infraestrutura viária mais segura.
Os médicos ortopedistas desempenham um papel importante na educação de pacientes e comunidades sobre os riscos de acidentes de trânsito e as medidas preventivas que podem ser adotadas. Porque lidamos com os danos diariamente, dos resultados dessas ações... Também podemos advogar por políticas de segurança no trânsito e participar de iniciativas de prevenção de lesões em nível local aqui na nossa cidade.
Conclusão
A segurança no trânsito é responsabilidade de todos nós. Cada escolha que fazemos ao volante pode ter um impacto significativo na vida das pessoas ao nosso redor e na nossa própria vida. 
Neste "Maio Amarelo", vamos nos comprometer a ser parte da solução, não do problema pra que todos cheguemos em segurança em nossos destinos, valorizando, desfrutando de nossas vidas com qualidade!
* Médico ortopedista 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS