Quem é esse Aristides que o Brasil está falando? É Soffiati?
- Atualizado em 01/12/2021 09:51
Quando o nome Aristides passou a ser o assunto mais comentado da semana nas redes sociais do país, um campista facilmente pode ter se perguntado: “É do Soffiati que estão falando?”. Mas não. Aristides (não o Soff) ficou famoso após a prisão de uma mulher, em plena Via Dutra, no último sábado, a mando do presidente Bolsonaro. Segundo consta, ela teria o xingado de "noivinha do Aristides", em referência a um apelido que ele teria recebido durante seus anos na ativa do Exército (a jornalista da Folha de S.Paulo Camila Mattoso apurou que a mulher não teria citado o termo, mas as redes afirmam que sim).
Embora o “nosso” Aristides hoje se chame Arthur Soffiati — por decisão do próprio —, é difícil não fazer a associação para nós campistas. Como fez hoje o jornalista Vitor Menezes, em seu Facebook. “Confesso que quando vi essa história de Noivinha do Aristides (...) fiquei pensando: "Gente, por que é que estão se metendo na vida do Soffiati?" Aristides pra mim, só ele”.
O filho, Gustavo Soffiati, comentou no post uma informação que deixou o assunto ainda mais duvidoso. “Ele foi militar”, disse. 
Soffiati tem outro nome que criou para si; “coisinha da ecologia”. Ecohistoriador, professor aposentado da UFF e o colaborador mais longevo aqui da Folha, é um personagem conhecido da cidade. Com diversos serviços prestados. Um senhor respeitável, que logo tratou de esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto na mesma publicação de Vitor:
— Se o velho Soff fosse mulher, jamais olharia para o capitão. Sendo hétero masculino, o capitão poderia ser o homo (talvez seja) mais sedutor (certamente não é) do mundo. Soff jamais lhe daria a mínima atenção.
Conversa fiada desfeita, Campos pode continuar tendo a certeza sobre algo que Vitor já antevia quando escreveu: Aristides, para Campos, só ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]