Nove entidades pedem para MP impedir o "sepultamento" do Mercado Municipal
15/06/2021 12:06 - Atualizado em 15/06/2021 12:07
Foto: Renato Siqueira
Em ofício enviado hoje (15), nove entidades campistas solicitaram à 3ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público de Campos dos Goytacazes, representada pela promotora Maristela Naurath, a interrupção das obras no Mercado Municipal e Shopping Popular Michel Haddad, programadas para retorno no próximo dia 28 (confira aqui). Assinam o documento a Associação de Imprensa Campista (AIC), o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), a Academia Campista de Letras (ACL), a Academia Pedralva de Letras e Artes (APLA), o Instituto Historiar de Campos dos Goytacazes (IHC), o Centro Cultural Marcelo Sampaio, o Coletivo Cultural Resistência Goitacá, a Academia de Letras do Brasil - Seccional Campos dos Goytacazes e Observatório Social de Campos.
Nesta semana, em decisão monocrática, (confira aqui) o desembargador Agostinho Teixeira, da 13º Câmara Cível, autorizou a retomada das obras, condicionando apenas à existência de laudo do Corpo de Bombeiros, “sem o qual a obra não pode ser iniciada, por questões de segurança”. Em relação à proteção do Patrimônio Histórico, o desembargador limitou-se a citar que deve a ação “comprovar se a reforma, de fato, está em desacordo com os padrões do tombamento”. 
No ofício enviado hoje, as nove entidades solicitam à Promotoria, "que já demostrou comprometimento com a defesa do patrimônio histórico do Mercado Municipal", inicie "recursos jurídicos" para que "esse descalabro sepulte nosso Mercado Municipal”, impedindo a retomada das obras como está proposta. As entidades citam ainda que Campos “tem sido pródiga em desprezar o seu valor histórico e cultural” e que continua a permitir que prédios históricos se deteriorem e patrimônios se percam.
“Mesmo depois de dolorosas perdas, (...) não queremos que tal fim também seja destinado ao Mercado Municipal” — finaliza o ofício.
 
Nota: Foi enviado demanda à Prefeitura de Campos, Inepac, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e Ministério Público, sem resposta até esta publicação. O espaço fica franqueado.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    edmundosiqueira@hotmail.com

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Mulher é encontrada morta após desaparecimento em Campos

    Familiares e amigos fizeram uma campanha após o desaparecimento

    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas