Rio de Janeiro terá R$ 50 bilhões da Bacia de Campos
29/08/2019 21:08 - Atualizado em 02/09/2019 14:47
O Estado do Rio deve receber R$ 50 bilhões em investimentos nos próximos quatro ou cinco anos, com o encerramento definitivo de 21 plataformas de petróleo antigas na Bacia de Campos.
Todas as 21 unidades que serão encerradas definitivamente pertencem a Petrobras ou estão a serviço da empresa, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão.
— A atividade deve gerar 50 mil postos de trabalho, algo importante para o estado, o maior produtor brasileiro de petróleo. Esse encerramento de plataformas, que deverá demandar investimentos da Petrobras, sobressai-se pelo grande número de unidades que serão descomissionadas em um mesmo período, na medida em que muitos campos começam a ficar esgotados — detalha Tristão.
O secretário ressalta que não haverá perda de arrecadação já que a produção no pré-sal está em crescimento.
As petroleiras são obrigadas a realizar o chamado “descomissionamento” de plataformas - que prevê atividades de desinstalação e desmontagem de equipamentos - quando a atividade em um campo deixa de ser viável ou então quando a vida útil da unidade chega ao seu fim.
Ao realizar este processo, a petroleira precisa restabelecer as condições originais do local onde foi instalado o equipamento.
Em meio ao cenário de mais campos de petróleo e gás esgotados, a ANP deve atualizar, até outubro, as regras para desativação das instalações, devolução de áreas, alienação e reversão de bens.
O objetivo da revisão da regulamentação existente, criada em 2006, é adequá-la aos demais regulamentos de segurança operacional e meio ambiente, editados posteriormente à sua publicação, e à Lei de Partilha de produção.
Tristão vê o ambiente como oportunidade para desenvolver uma nova indústria associada ao petróleo e gás.
— Estamos nos preparando para receber esses projetos. O Rio quer se colocar como referência no descomissionamento de plataformas, cumprindo regras ambientais mundiais, a preservação do meio ambiente, da fauna e da flora marítima. Segundo Tristão, há 100 embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, que demandariam serviços de descomissionamento para dar um fim adequado a esses equipamentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Moradora de Campos morre em grave acidente entre carro e ônibus em Magé, Rio de Janeiro

    Mayara Barbosa de 24 anos, era moradora de Guarus; nove pessoas ficaram feridas

    Suspeito de envolvimento com facção criminosa é assassinado em Guarus

    O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local; a cidade registrou dois assassinatos em pouco tempo; mais duas pessoas foram baleadas nesta madrugada em bairros de Guarus

    Prefeitura de Campos determina medidas de austeridade para enfrentar instabilidade econômica

    Decretos visam cumprir o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para evitar maiores impactos gerados pela instabilidade na economia brasileira e até global

    Wladimir realiza primeiras mudanças no secretariado e abre duas vagas na Câmara

    Vereadores Professor Wainer e Sub Jackson retornam ao secretariado; Doutor Maninho e Néa Terra, primeiros suplentes do PP, devem ser convocados

    Fiscalização por videomonitoramento no trânsito em Campos começa em Janeiro de 2025

    Com novas câmeras em tempo real instaladas, motoristas falam sobre o impacto na segurança e educação no trânsito em Campos