Cobertor curto
Com previsão para esta quinta-feira (22), o novo repasse de royalties (
aqui) acende mais uma alerta para a Prefeitura de Campos. É mais uma parcela com queda, deixando a situação ainda mais delicada. O município enfrenta uma greve dos médicos (
aqui) e, com menos recursos da, ainda, principal fonte de receitas, pode não ter muitas armas para negociar. Além do mais, as notícias dessa quarta-feira (21) mostram baixas no Hospital Ferreira Machado. A primeira do coordenador do setor de traumatologia e ortopedia, Rodrigo Venâncio. A outra seria do diretor da unidade, Pedro Ernesto Simão, que está à frente como nome de confiança do prefeito Rafael Diniz (Cidadania).
Baixas no HFM?
As duas possíveis exonerações foram publicadas por Edmundo Siqueira, no blog Coxinha de mortadela (
aqui), hospedado no Folha 1. No caso de Venâncio, Siqueira teve acesso ao memorando encaminhado, pedindo para deixar o cargo. Já com relação a Pedro, a informação começou a circular em um grupo de médicos no WhatsApp. O blogueiro e a equipe de reportagem da
Folha não consegui contato com o médico. Em nota, a Prefeitura não confirmou, mas também não negou as possíveis baixas. Só garantiu que não haverá prejuízo no atendimento à população. Em um momento de greve, a saída de Pedro, se confirmada, não repercute bem.
Cobranças do sindicato
Nesta quinta, às 19h, o Sindicato dos Médicos de Campos (Simec) faz nova assembleia para avaliar o movimento. O novo pacto pela saúde proposto por Rafael nesta semana, com 14 pontos (
aqui), não deve ser avaliado. Considerado importante pelo Simec, mas complexo, ficaria para ser avaliado após a greve. A categoria vai exigir uma resposta à contraproposta que enviou ao município, com quatro pontos principais: melhores condições de trabalho, com reposição de insumos e medicamentos; previsão de pagamento dos outros 50% de gratificações e substituições; direito a férias; e mudanças no atendimento ambulatorial, com foco na produtividade.
Parente na Prumo
O ex-presidente da Petrobras Pedro Parente passa a integrar um novo conselho de administração, o da Prumo Logística, dona do Porto do Açu, em São João da Barra. O anúncio foi feito nessa quarta, dentro de uma série de notícias positivas para o terminal portuário. Além de Parente, presidente da BRF, entraram para o conselho Ieda Gomes, ex-presidente da Comgás e BP Brasil, e Franklin Feder, chairman da InterCement Participações e ex-presidente da Alcoa América Latina.
Realizações
A EIG Global Energy Partners, acionista controlador da Prumo Logística, anunciou grandes realizações. Entre elas, que a Gás Natural Açu (GNA) — joint venture entre a Prumo, a BP e a Siemens para o desenvolvimento e operação de projetos sustentáveis de energia e gás — cumpriu com as condições precedentes para o crédito do financiamento de US$ 750 milhões anunciado anteriormente, liderado pela IFC, KfW e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A GNA utilizará os recursos para a finalização da 1ª fase do complexo termelétrico, com 1,3 GW de capacidade e do terminal de GNL.
Novas fases
O desenvolvimento da 2ª fase do complexo, que contempla uma nova planta termelétrica de 1,7 GW, conhecida como GNA II, está em andamento e os contratos de energia foram garantidos. Após a conclusão, a GNA I e a GNA II terão capacidade instalada de 3GW — suficiente para fornecer energia para até 14 milhões de residências. Será o maior polo termelétrico para geração de energia da América Latina. A GNA tem uma capacidade total licenciada de 6,4 GW e registrou novos projetos no próximo leilão de energia A-6.
Em breve
A GNA I e o terminal de importação de GNL deverão iniciar o seu comissionamento até março de 2020. Além disso, a GNA está desenvolvendo gasodutos offshore, unidade de processamento de gás e terminal de exportação de líquidos para o gás do pré-sal, além de gasodutos onshore para conexão do Açu à malha existente. O investimento total da GNA para o desenvolvimento das duas primeiras fases do complexo está previsto em mais de US$ 2 bilhões.
*Publicado na Folha da Manhã desta quinta-feira (22)