Bandas se preparam para desfile de segunda-feira (29) em Macaé
25/07/2019 18:24 - Atualizado em 30/07/2019 13:29
Secom Macaé
As corporações musicais da rede municipal estão em ritmo intenso de ensaios para o desfile cívico dos 206 anos de fundação da vila de Macaé. Os integrantes se reúnem, mesmo em período de recesso escolar, nas sedes das escolas até sexta-feira (26). O desfile está marcado para segunda (29), às 9h30, na avenida Elias Agostinho, em Imbetiba.
Este ano a programação contará com as corporações musicais Generino Teotônio de Luna (Professor Jamil Andrade Dias-Virgem Santa), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Oscar Cordeiro (Aeroporto), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Tarcisio Paes Figueiredo (Professor Rossini Medeiros-Bicuda Grande). Na lista também estão Elza Ibrahim (Ajuda), Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros), Paulo Freire (Lagomar) e Leonel de Moura Brizola (Barra). O projeto Bandas Escolares possui cerca de 700 participantes de 13 escolas municipais.
Cerca de 30 estudantes do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola serão conduzidos pelo instrutor Wagner Casemiro. Entre eles está Michelly Taisa Miranda Brito, de 13 anos. A aluna do sexto ano disse que fez questão de sair de casa, no Lagomar, mesmo de férias. “Estou na banda desde novembro. Fiz muitos amigos aqui, e até melhorei minhas notas, pois fiquei mais atenta”, contou. O repertório, segundo o instrutor Casemiro, contará com canções dos anos 1980 e 1990 e também, de artistas como Tim Maia, Djavan e Ludmilla. “Em virtude do desfile, os ensaios acontecem todos os dias”, observou.
Outra participante é Alessandra Mayara dos Santos, de 12 anos. A aluna do sétimo ano, que se dedica ao instrumento caixa, se orgulha de falar que, ao fazer parte da banda, despertou o interesse de outros colegas como Gecilene e Rayka. “Fiquei tão feliz em me integrar à banda que contei para todos. O dia do desfile é muito especial. É um momento inesquecível”, falou.
Um dos primeiros integrantes da banda, Lucas de Vasconcelos, estudante do programa Correção de Fluxo Escolar, ressalta que o projeto despertou a vontade de aprender vários instrumentos. “O desfile é muito esperado por todos. Toco caixa, mas já passei por bumbo e atabaque. Muitos amigos que também entraram junto comigo ainda estão na banda. Esse projeto é muito legal”, destacou.
De acordo com a diretora do Ciep, Eliane Araújo, o projeto trabalha união, disciplina, melhor comportamento e boas notas. §Vamos unir alunos e profissionais do desfile. Ficamos muito orgulhosos de ver a dedicação dos alunos da banda. Temos ex-estudantes que ainda fazem parte do projeto, e a banda está se preparando para apresentações do segundo semestre como a abertura da Feira de Ciências e desfile de Sete de Setembro. No próximo ano teremos um corpo coreográfico”, salientou.
Alunos de várias escolas
Com cerca de 700 participantes de 13 escolas municipais, o projeto Bandas Escolares tem como propostas estimular a permanência dos alunos na escola, prepará-los a se tornarem cidadãos críticos e permitir que talentos sejam valorizados e reconhecidos, contribuindo com a interação da comunidade e cultura. O projeto segue a determinação da lei 13.278-2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica.
De acordo com o coordenador  Luis Carlos Pereira, para participar das bandas escolares os alunos devem frequentar regularmente as aulas e ter boas notas. Em caso de três faltas injustificadas, o estudante é substituído por outro que está no cadastro de reserva. “Outra proposta da rede municipal de ensino é incentivar a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar”, pontuou.
As bandas escolares contam com a atuação de instrutores concursados, que levam para os alunos ensinamentos da música e princípios como disciplina, concentração, postura e expressão. “Muitos dos instrutores já foram ex-alunos e integrantes de bandas da rede municipal. Eles também fazem parte da banda da secretaria municipal de Educação, que se apresenta em instituições e outros eventos promovidos no município”, frisou Luis Carlos.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Chuva forte atinge vários pontos de Campos na tarde desta quinta-feira

    INMET emitiu um alerta amarelo de perigo em potencial para fortes chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro