SJB confirma primeiro caso de H1N1, investiga outro e tem suspeita de meningite
11/06/2019 20:35 - Atualizado em 11/06/2019 21:35
A Prefeitura de São João da Barra confirmou nesta terça-feira (11) o primeiro caso de H1N1 e apura mais um suspeito, que seria um paciente da sede do município, internado no setor de isolamento da Santa Casa de Misericórdia, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Também deu entrada na rede um paciente com suspeita de meningite, já transferido para o Hospital Ferreira Machado.
O caso confirmado de H1N1 é de uma paciente de 52 anos, que deu entrada na rede municipal no dia 28 de maio. Ela foi transferida para uma unidade hospitalar particular em Campos, onde exames laboratoriais confirmaram a suspeita.
“Desde as primeiras 24 horas após a apresentação dos sintomas, foi seguido todo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, com isolamento, fluxograma para a realização dos exames e remoção para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uma unidade particular, após negativa do Sistema Único de Saúde (SUS). A paciente, portadora de doença crônica, que a coloca no grupo prioritário e dificulta seu quadro de saúde, não havia sido imunizada contra o H1N1. Seu quadro é estável, com possibilidade de deixar UTI nos próximos dias. Toda assistência vem sendo prestada pela Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha os boletins oficiais e realizou profixalixia (imunização) na família”, informou a Prefeitura em nota.
Vale lembrar que o município segue na campanha de vacinação contra gripe, disponibilizando doses para o grupo prioritário até o dia 15 de junho. “A secretaria de Saúde alerta que a principal prevenção contra a doença é a vacina, disponível em 11 unidades em todo município. Seguindo determinação do Governo do Estado, serão imunizadas até o dia 15 de junho – ou até atingir a meta de 90% –, apenas pessoas que estão incluídas no grupo prioritário. Já com 84% do público-alvo imunizado, São João da Barra poderá, portanto, ter a vacinação antecipada para toda população assim que atingir a meta de 90%”, informa nota da secretaria.
No segundo caso suspeito de H1N1, “o estado do paciente é estável e a suspeita está se descaracterizando, podendo ser descartada após o resultado do exame”.
Meningite — No caso de suspeita de meningite, o paciente, que seria da localidade de Barcelos, foi transferido para o Hospital Ferreira Machado, que é referência na região. A Prefeitura de SJB informou apenas que “exames estão sendo feitos para constatar ou não a doença”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]