Temporal causa destruição em Macaé, Santa Maria Madalena e Cambuci
Matheus Berriel e Maria Laura Gomes 08/11/2018 15:12 - Atualizado em 09/11/2018 15:16
  • Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)

    Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)

  • Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)

    Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)

  • Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)

    Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)

O temporal que atinge o interior do estado do Rio de Janeiro desde quarta-feira provocou estragos em alguns municípios. Em Macaé, a Prefeitura decretou situação de emergência nesta quinta-feira. A enxurrada ainda causou destruição em distritos de Santa Maria Madalena. Cambuci também foi atingido por uma forte chuva, levando a Prefeitura a declarar estado de alerta. Autoridades também emitiram alerta de ressaca no litoral de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Ainda nesta quinta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comunicou que há previsão de chuva superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, além de grande risco de alagamentos, transbordamentos de rio e deslizamentos de encostas em todo o estado do Rio. Em Campos, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, as chuvas dos últimos dias ainda não causaram transtornos.
— Dentro de 48 horas, choveu 48 milímetros em Baixa Grande, a maior quantidade. Já na área urbana, choveu bem menos. A situação está sob controle, não existe nenhuma solicitação de atendimento — disse major Edison.
No município de Macaé, não há registro de desabrigados, mas até a noite desta quinta, a Prefeitura informou que 61 pessoas estavam desalojadas. Deste total, 12 são da região serrana, sendo três de Córrego do Ouro, seis em Trapiche — onde a força da chuva derrubou parte de uma ponte — e três em Glicério. As aulas estão suspensas nesta sexta-feira em todas as unidades da rede municipal e devem ser restabelecidas na segunda-feira. Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram pontos de alagamento também na área central do município. Os impactos foram sentidos no transporte público e em estradas que chegaram a ficar parcialmente interditadas.
Em Campos, chove desde terça-feira. Nesta quinta, a chuva foi constante, mas fina durante todo o dia. Uma das áreas próximas afetadas com a quantidade de água intensa foi o distrito de Santo Antônio do Imbé, em Santa Maria Madalena, perto do limite com Campos. Uma enxurrada deixou 14 desalojados. De acordo com a Defesa Civil madalenense, também houve enxurradas nos distritos de Triunfo e Osório Bersot. Em Triunfo, houve ainda deslizamento com desabamento de uma residência. Outras duas pessoas ficaram desalojadas.
Na cidade de Cambuci, após uma tromba d’água, a cachoeira causou destruição no parque aquático. O local é muito frequentado por moradores e turistas. O valão Dantas ficou perto de transbordar, mas já voltou ao nível normal. “Ninguém ficou desalojado. Como foi tromba d’água da serra, ela é mais rápida, já passou. Estamos em estado de alerta até domingo, porque há previsão de chuva até lá”, disse o secretário municipal de Defesa Civil e Segurança Pública, Eduardo Werneck Paes.
São Francisco é outro município em estado de alerta. Até domingo, deve chover 117 milímetros por lá, de acordo com a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. “Estamos em um período de transição, em que saímos da estiagem para o ciclo das águas. Para o próximo mês, por exemplo, estão previstos 160 milímetros”, afirmou o secretário da pasta, Ilzomar Soares. A secretaria está monitorando os efeitos da chuva nas regiões mais baixas, como a localidade de Imburi, e nos rios que cortam SFI.
Macaé decreta situação de emergência
O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, foi o único da região a decretar situação de emergência. A medida estará em vigor enquanto as chuvas fortes continuarem. Ele considera a necessidade imperativa em adotar medidas para solução dos problemas. Autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil, em caso de risco iminente, estão autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação.
Dados da Defesa Civil registraram, em um intervalo de 24 horas, 120 milímetros de chuva na cidade e cerca de 240 na região serrana, sendo que a média histórica no mês de novembro é de 140.
Uma força tarefa foi estabelecida pela Prefeitura. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região serrana, o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério, 2793-3846.
Equipes da Guarda Ambiental e da Secretaria Adjunta de Obras foram à localidade de Trapiche, na região serrana, para medir a cabeceira da ponte sobre o rio São João. Parte da ponte da localidade caiu. Estacas de proteção serão colocadas nesta sexta. Também está prevista a montagem de uma passarela para pedestres. Nesta quinta, foi colocada sinalização indicando desvio para os motoristas.
  • Temporal em Madalena (Foto: Divulgação)

    Temporal em Madalena (Foto: Divulgação)

  • Temporal em Madalena (Foto: Divulgação)

    Temporal em Madalena (Foto: Divulgação)

Marinha alerta para ressaca até domingo
A Defesa Civil de São João da Barra recebeu alerta de ressaca da Marinha. O aviso é para o litoral de toda a região. A orientação é para que pescadores evitem a atividade em alto mar até domingo. As ondas no litoral devem chegar a 2,5 metros. Em Atafona, o mar já estava avançando sobre a praia nos últimos dias. “Com a ressaca e períodos de maré de lua, a tendência é o mar avançar ainda mais. Estamos monitorando toda orla e até o momento não existe nenhum desabrigado”, informou o subcoordenador de Defesa Civil, Welington Barreto.
Ainda nesta quinta-feira, o Inmet chegou a emitir alerta de grande perigo de desastres naturais em 62 municípios do Rio, entre eles Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena, São Fidélis, SFI e SJB. O risco, segundo o alerta, é de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Segundo o coordenador Defesa Civil no Norte e Noroeste Fluminense, tenente-coronel Joelson de Oliveira, mesmo com a quantidade de chuva tendo sido acima da normalidade, a situação está sob controle. Os pontos considerados mais vulneráveis estão sendo monitorados.
  • Chuva em Cambuci (Foto: Divulgação)

    Chuva em Cambuci (Foto: Divulgação)

  • Chuva em Cambuci (Foto: Divulgação)

    Chuva em Cambuci (Foto: Divulgação)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS