A Prefeitura de Macaé decretou, na manhã desta quinta-feira (8), estado de calamidade, devido às fortes e permanentes chuvas que caem sobre o município desde quarta-feira (7). As atividades na rede pública de ensino estão suspensas e a recomendação é que sejam evitadas ações externas.
Dados da Defesa Civil registram 110 mm de chuva até o momento, com previsão para esta quinta-feira de 90 mm.
A Prefeitura de Macaé informou que representantes do governo municipal estão atuando em gabinete unificado, no Centro de Convenções, monitorando e adotando as medidas necessárias por contas das fortes chuvas que atingiram o município.
A Defesa Civil informou um panorama da região serrana do município, onde choveu nas últimas 24 horas 240 mm:
Frade — Erosão de meia pista na reta da estrada que vai para o Frade; deslizamento de encosta próximo à Barragem Macabu, atingindo a via.
Glicério — Estrada da Estrela com interdição total; rio transbordou, atingindo duas casas na saída do distrito sendo necessária a remoção de uma família para casa de parentes; transbordamento próximo ao Chalé da Guarda Municipal com interdição total da via.
Trapiche — Pontos de alagamento próximo ao hospital; queda parcial de ponte.
Trapóleo — Remoção de uma família na RJ 162 (curva da Velha) para casa de parentes. Houve registro ainda de rolamento de rochedos em diversos pontos da rodovia 162.
Alagamento em Macaé (Foto: Seguidor-Barra News)
Alagamentos em Macaé (Foto: Barra News)
Alagamentos em Macaé (Foto: Barra News)
Alagamentos em Macaé (Foto: Barra News)
Impactos no transporte público
A empresa concessionária responsável pelo transporte público urbano informou que 6,2% de frota não saiu da garagem por falta de motorista que não conseguiram chegar ao trabalho. Os bairros sem atendimento são: Campo D´oeste, Novo Horizonte, Visconde, Cajueiros, Nova Holanda, Miramar, Sol y Mar, Bairro da Glória e Novo Cavaleiros (Shopping). Na região Serrana, as localidades sem atendimento são: Cachoeiros de Macaé (Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Serra Escura, Duas Barras), Córrego de Ouro, Sana, Frade e Serra da Cruz.
Os intervalos das linhas estão comprometidos pelo trânsito intenso em alguns dos principais corredores da cidade, também afetados pelas chuvas.
Orientações gerais
Na cidade, o registro do volume de chuva foi de 120 mm nas últimas 24 horas. A previsão é de frente fria no estado do Rio de Janeiro, com predominância de chuva no litoral e parte da serra. A orientação da Prefeitura de Macaé é para que as pessoas permaneçam em lugares seguros e evitem deslocamentos desnecessários.
Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Na região Serrana o contato pode ser feito pelo telefone do Destacamento da Defesa Civil em Glicério (2793-3846). Informes serão emitidos ao longo do dia, atualizando o panorama no município.