A pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6), véspera de eleição, aponta o segundo turno entre Eduardo Paes (DEM) e Romário (Podemos). Outro ponto importante na pesquisa é o crescimento do ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC). Indio da Costa (PSD) está empatado com o ex-juiz. Na pesquisa Datafolha, também divulgada neste sábado (
aqui), Witzel supera Indio e empata com Romário.
Anthony Garotinho (PRP), barrado pelo TSE na Lei da Ficha Limpa, declarou apoio a Romário, mas o que vem surpreendendo na reta final é o crescimento do juiz Witzel. E sua ascensão está vinculada ao apoio declarado ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), líder em todas as pesquisas divulgadas até o momento.
Confira os números do Ibope em votos válidos, excluídos os brancos e nulos:
Eduardo Paes (DEM): 32%
Romário Faria (Podemos): 20%
Indio (PSD): 12%
Wilson Witzel (PSC): 12%
Tarcísio Motta (PSOL): 8%
Pedro Fernandes (PDT): 6%
Marcia Tiburi (PT): 6%
Marcelo Trindade (Novo): 2%
André Monteiro (PRTB): 1%
Dayse Oliveira (PSTU): 1%
Luiz Eugenio (PCO): 0%.
Considerando os votos totais, o resultado é o seguinte:
Veja, abaixo, o resultado da pesquisa Ibope considerando os votos totais:
Eduardo Paes (DEM): 26%
Romário Faria (Podemos): 17%
Indio (PSD): 10%
Wilson Witzel (PSC): 10%
Tarcísio Motta (PSOL): 7%
Marcia Tiburi (PT): 5%
Pedro Fernandes (PDT): 5%
Marcelo Trindade (Novo): 1%
André Monteiro (PRTB): 1%
Dayse Oliveira (PSTU): 1%
Luiz Eugenio (PCO): 0%
Brancos/nulos: 13%
Não sabe/Não respondeu: 4%
Rejeição — O Ibope também mediu a taxa de rejeição. Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. Paes e Romário empatam em 33%. Indio, 25%. Marcia Tiburi, 21%, seguida por Tarcísio, com 16%. Trindade tem 11% e Pedro Fernandes, 10%. André Monteiro, Dayse e Witzel batem 9%. Luiz Eugenio 8%. Poderia votar em todos somam 3%, enquanto não sabem ou preferem não opinar chegam a 11%.
Segundo turno — O Ibope simulou apenas um cenário de segundo turno, com votos totais: Eduardo Paes 44% x 30% Romário (branco/nulo 24%, não sabe 3%).
Foram 2002 eleitores entrevistados, entre os dias 4 e 6 de outubro. Contratada pela TV Globoe pelo jornal O Globo, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo RJ-02500/2018, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), BR-08137/2018.