O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o envio de forças federais para 232 zonas eleitorais em 361 localidades de cinco estados do país: Acre (11 localidades), Maranhão (72), Piauí (112), Rio de Janeiro (69) e Rio Grande do Norte (97). A medida, prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral), visa garantir que a realização do pleito ocorra com tranquilidade e segurança.
Entre os municípios do Estado do Rio que contarão com tropas federais estão Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis.
A missão das tropas, formada por militares das Forças Armadas, é assegurar o livre exercício do voto, mantendo a normalidade no dia do pleito, e garantir a apuração dos resultados das eleições nas localidades em que a segurança pública dos estados necessita de reforço.
Em Campos, a primeira vez que as tropas federais reforçaram a segurança foi na eleição de 2004, se repetindo em quais todas as demais após o pleito de 14 anos atrás.